quarta-feira, 4 de março de 2015

Dicas pessoais para sua primeira Maratona no Rio de janeiro




Ontem estava pensando o quanto sofri na minha primeira e unica maratona. E quantos erros cometi, sempre aprendemos com os erros, hoje com certeza seria diferente. Você nesse momento deve estar fazendo os mesmos erros que eu, (espero que não na verdade), mesmo assim vou escrever alguns que cometi pra que você não passe pelas mesmas coisas. Lembrando é algo muito pessoal, o que serve pra min talvez não é a mesma coisa que funcionaria com você. Espero poder ajudar um pouco. Estou na minha segunda maratona apenas, e tem muita gente que sabe mais que eu , mais vamos la.



MUSCULAÇÃO

 Um erro grande que cometi na primeira maratona foi de não fortalecer os músculos. Raramente eu fazia algo, detalhe ferrei com meu quadril, não me lembro o nome do músculo que lesionei, sei que 30 dias antes da estreia na maratona eu estava parado sem treinar. Então fortaleça , FAÇA MUSCULAÇÃO, treine todos grupos musculares, não só membros inferiores, treine os superiores também, fortaleça o core. Sabe aqueles exercícios que as menininhas fazem na academia, tipo abdução etc.. Foi justamente por não fortalecer e não fazer esse exercício que me ferrei, então treine pelo menos uma vez na semana.

SUBIDAS

Nem me dei conta de olhar a altimetria da Maratona do rio, é uma maratona linda inesquecível, na época corria 21km na casa de 01:21:00 então na minha cabeça subir não era fácil (e nunca sera) e também não era difícil , ta ai o erro, Tem uma subida acho que depois dos 20km, não é algo fora do comum, mas me arrastei ali. Então faça alguns treinos longos no qual você pegue subida apos os 20km, vai por min que você vai se dar bem.

TREINOS LONGOS

Maximo que fiz de treino longo foi um treino de 30km, tive lesão que não me deixou treinar, então dessa vez vou fazer vários rs. Faça treino longo maratona não é brincadeira. Treine nos horários de sol. Embora na época no rio , peguei na maratona, chuva nos 42km, frio. Talvez esse ano fique com sol vai saber treine pro pior.

PROGRAME-SE

Rio de janeiro é fantástico, amo o Rio, principalmente quem vai ao Rio a primeira vez , tanto pra passeio quanto pra maratona cuidado. Logico que no passeio ta o Cristo redentor e o Pão de açúcar, então vamos la. Se for pro cristo redentor, alugue um carro, pelo menos não corre o risco de pegar o ônibus e ficar em pé ate la. Economiza suas pernas, pro pão de açúcar a mesma coisa. Eu fiz tudo de ônibus um dia antes imagina. E no cristo se você for, vai ficar varias horas la. Então ja sabe, o mesmo vale pro pão de açúcar. Hoje to macaco véio ja fui pro Rio umas 7 vezes.

RETIRADA DO KIT

È um lugar bacana pra gente, ver muitas pessoas, encontrar aqueles amigos que não ve a muito tempo. Conversa vai conversa vem a hora passa e as pernas minando. Marque com pessoal um almoço, é bem melhor conversa com pessoal sentado, jogue conversa fora, coloque os assuntos em dia, de preferencia não de maratona, se não tu nem dorme a noite mais rs.

HOTEL

Tente um hotel próximo a chegada da Maratona, lembre-se você vai estar morto, e outra o ônibus leva você a largada então , nem se preocupe. E depois da prova só alegria, cerveja liberada rs.

Bom não é muita coisa mas é o básico pra sobreviver no Rio. Espero que tenha ajudado e bons treinos galera.

Nenhum comentário:

Postar um comentário