segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Busque inspiração em atletas bem sucedidos

Texto bem legal tirado do site ativo.com
13/2/2011 14:33 Por José Rubens D'Elia

Na última quinta-feira, dia 10 de fevereiro, comemoramos o Dia do Atleta Profissional. O atleta é a maior fonte de inspiração que nós, “meros mortais”, temos para continuar nossa trilha saudável.

É muito importante ter modelos que nos inspirem com seu exemplo de perseverança, disciplina, habilidade. Gente que, como exemplo de conduta e bons resultados, nos dá força para continuar perseguindo o caminho do esporte.

Buscar modelos é um passo importante para um programa de treinamento bem sucedido.

Você pode escolher algum atleta conhecido que admira ou que passou por situação semelhante à sua, ou pode se mirar em pessoas que possuem disponibilidade de tempo e perfil semelhantes aos seus e encontraram na atividade física ou no esporte o melhor parceiro profissional para continuar vencendo na vida.

Modelos são preciosos estímulos em nossas vidas. Também tenho os meus e sinto imensa gratidão por eles.

Todos precisamos de exemplos que nos ajudem a manter acesa a chama que nos conduzirá à vitória, principalmente, quando nos sentimos desmotivados frente a um desafio. Mas existem basicamente duas formas de lidar com eles. Uma é saudável e produtiva. A outra não conduz a lugar nenhum. Para saber de que forma você se relaciona com seus modelos, é muito fácil: basta ver se eles lhe dão ânimo para seguir em frente ou se o desanimam.

Se ao olhar para o Neymar, por exemplo, você pensa “eu nunca vou jogar como ele”, e acaba deixando o esporte de lado, então está encarando as coisas de forma errada. Certo, é pouco provável que você consiga se igualar a ele, mas esse não deve ser seu objetivo. O objetivo é você superar a si mesmo a cada dia, tendo o Neymar ou qualquer outro modelo como estímulo para perceber que ainda há chão pela frente.

Podemos aprender muito com esses “heróis” se soubermos conservar nossa identidade e apenas absorver alguns componentes alheios possíveis de ser assimilados, treinados e incorporados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário