segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Púcon Duathlon

Muita chuva e ventos fortes marcaram o último domingo em Pucón, Chile, para a disputa do Ironman 70.3 Agrosuper Pucón. A prova foi transformada em um Duathlon, com os 1.900m de natação substituídos por 5km de corrida.

Na prova masculina, cinco atletas saíram forte e juntos nos primeiros 5km, incluindo os brasileiros Reinaldo Colucci e Santiago Ascenço, o argentino radicado no Brasil Oscar Galindez e o argentino naturalizado italiano Daniel Fontana. Os atletas permaneceram juntos na bike, mas Santiago teve problemas na bike e acabou abandonando a prova. A etapa de ciclismo foi bastante irregular devido a grandes variações do clima. Em um pouco mais de 2 horas aconteceu de tudo: sol, chuva, granizo e principalmente muito vento e muito frio. Com tantas dificuldades não houve muito que fazer e os atletas acabaram se preocupando mais em vencer os 90km com segurança do que pedalar mais rápido que os adversários. Por isso, praticamente não houve mudanças nas posições para o início dos últimos 21km de corrida. No final do montanhoso percurso do ciclismo, Colucci e Fontana conseguiram abrir um pouco sobre Galindez, saindo para correr juntos.

Todos os atletas tiveram muita dificuldade para fazer coisas simples antes do início da corrida, como por exemplo, colocar os tênis e abrir a fivela do capacete, pois as mãos e os pés estavam muito congelados. Logo no início da corrida, Colucci percebeu que seria difícil manter seu título contra o vice-campeão do ano passado, Daniel Fontana: ”já sentia minhas pernas muito pesadas e doloridas. Creio que pela falta de adaptação em correr provas de duathlon, uma vez que, essa foi a segunda prova desse tipo durante toda a minha carreira”, disse o brasileiro. A partir do km7, Fontana começou abrir, deixando Colucci em segundo e Galindez em terceiro, posições que não se alterariam mais.

“Sem dúvida essa foi uma prova muito atípica com muitas dificuldades que acabaram me forçando a mudar minha estratégia de prova a qual eu havia treinado. Mas um segundo lugar numa prova de tanto prestígio, como Pucón, acredito ser de grande importância para minha carreira. Deixo aqui os meus parabéns ao Daniel Fontana que conseguiu fazer um prova fantástica e vencer pela segunda vez aqui no Chile”, disse Reinaldo Colucci após a disputa.
Já entre as mulheres, a americana Linsey Corbin continua mostrando uma ótima forma, vencendo a prova sem maiores dificuldades, com sua compatriota Kim Loeffer em segundo e Heather Gollnick em terceiro.

Ironman 70.3 Agrosuper Pucón
Pucón, Chile – 16 de janeiro de 2011
5km de corrida / 90km ciclismo / 21km corrida

Masculino
1. Daniel Fontana (ITA) 3:52:59
2. Reinaldo Colucci (BRA) 3:56:24
3. Oscar Galindez (ARG) 3:57:17


Feminino
1. Linsey Corbin (EUA) 4:15:42
2. Kim Loeffler (EUA) 4:21:17
3. Heather Gollnick (EUA) 4:33:38

Matéria site mundotri

2 comentários:

  1. Fala ai Paulo, cara essa prova foi casca, até granizo caiu... acho que se a bike de Santiago não quebra ela seria top 3 com certeza.
    Cara tive pesquisando preço de passagem para curitiba, se os organizadores fossem mais organizados e não ficassem trocando as datas dava para fazer uma boa economia se comprar a passagem hoje pela webjet ficaria em 120+txs de bh pra lá ida e volta, mas fiquei com trauma de 2010 quando tive que trocar a passagem por mais de uma vez, na webjet a multa fica em 150 por trecho.
    Pra você ai e perto ? vc vai de carro ? o Furlan já veio de Limeira pra BH de Carro acho que foi em 2009, longe pacas né.

    ResponderExcluir
  2. Para vc essa prova seria o ideal,rsrsrsr.Mas para mim não daria,tenho que largar nadando,senão vai tudo pro brejo.Abraço irmão.

    ResponderExcluir