quarta-feira, 16 de junho de 2010

História de atleta: no triathlon pelo caminho inverso


História de atleta: no triathlon pelo caminho inverso
Ele fez o caminho inverso ao de todo triatleta. Começou no esporte com um Ironman. Mas esse é só um detalhe na incrível história deste esportista amador


O cearense Erick Vasconcelos, de 38 anos, é hoje um triatleta ativo e apaixonado pelo esporte, porém, sua história está longe de ser usual. Ele fez o caminho inverso ao de todo triatleta. Começou no esporte com um Ironman, a mais dura prova da modalidade. E pouco tempo antes ele era sedentário e obeso mórbido.

Quem olha para a foto ao lado, imagina Erick como atleta de carteirinha desde pequeno, mas, em 2001, Erick levava uma vida completamente sem horários e desregrada por conta do trabalho na área de eventos. Não praticava esportes, bebia, e tinha "algo em torno" de 115 quilos, com 1,66m.

Porém, uma bactéria em sua perna, que geralmente acomete pessoas de mais idade e obesas, foi o estopim para sua drástica mudança de vida. "Meu pai havia falecido três meses. Embora tenha sido por conta de outra enfermidade, ele havia sido afetado também pela bactéria. Mas, quando isso aconteceu comigo foi aquele momento que você tem certeza absoluta que não te resta outra coisa a não ser mudar de vida imediatamente. E foi o que eu fiz. Comecei perder peso já na cama do hospital!", relata Erick.

Quando retornou para casa, Erick passou a fazer uma dieta básica que o próprio médico do hospital havia lhe passado, cortou refrigerantes, doces, almoços fora e pronto. Ao sair do repouso já pesava cerca de 105 quilos e iniciou uma atividade física, que era uma caminhada de 6 km pela manhã. Logo, Erick tomou gosto pela atividade e começou andar também à noite, somando 12 km por dia. Em três meses, passou de calça número 50 para 42. "Eu faço aniversário em abril, e muitas pessoas ainda não tinham me visto depois que saí do hospital, então chegavam com presente GG e eu já estava usando P! Todo mundo ficou muito surpreso", diverte-se Erick.

Da caminhada diária Erick logo passou para a corrida de 6 km e, em pouco tempo, já conseguia correr 10 km. Resolveu comprar uma bicicleta e quando percebeu já estava fazendo Duathlon. Erick tinha vários amigos que eram triatletas e faziam Ironman, mas para quem não sabia sequer nadar, virar triatleta não estava nos planos, porém, continuava treinando corrida e ciclismo com seus amigos triatletas.

Em 2004, o técnico do grupo passou o desafio de fazer um Ironman em 2005, dizendo a Erick que o principal ele tinha: força de vontade. A solução encontrada por Erick, que aceitou o desafio, foi treinar na piscina da casa da mãe, o que fazia diariamente.

Em 2005, lá estava ele no Ironman Brasil, em Florianópolis, sem nunca ter feito uma única prova de Triathlon na vida. Sabia que tinha o limite máximo de 17 horas para terminar a prova, mas fez em 15h46min a disputa de 3,8 km de natação, 180 km de ciclismo e 42 km de corrida. "Eu tinha um amigo na prova que era triatleta há cinco anos e sofreu muito mais que eu! A minha cabeça se manteve firme durante toda a prova e eu estava curtindo muito tudo aquilo, até porque achei que nunca mais iria participar outra vez", conta.

Desde essa prova, Erick baixou consistenmente seus tempos no Ironman, em 2006 fez em 12h46min, em 2007, seu tempo já baixou para 11h20min. No ano passado, Erick retornou ao Ironman Brasil e desta vez completou a prova em 10h48min, chegando no final do dia. "A meta para este ano será chegar com o dia claro!", brinca.

Erick fez algumas provas no exterior, como o Mundial de Longa Distância na Austrália, em 2006, o Mundial da França em 2007 e o Mundial do Ironman 70.3, em Clearwater, em 2007.

Agora Erick já considera um triatleta de verdade e faz grandes planos para este e para o próximo ano, "na virada dos 40 anos". Quer fazer grandes provas, para este ano tem agendado o Ironman de Roth, na Alemanha. Em 2011 está se programando para o Desafio do Pateta, prova nos Estados Unidos que consiste em correr um meia maratona no sábado e um maratona no domingo.

"Minha natação ainda é a pior entre as três modalidades, mas recupero no ciclismo, que é a melhor de todas. Mas tenho ganhado confiança, minha primeira natação no Ironman eu fiz em 1h48min, e hoje faço em 1h15min", diz Erick. Todo esse resultado é possível diante da disciplina e mudança radical de estilo de vida.

"Treino três horas por dia, duas horas pela manhã, que começa bem cedo por conta do calor de Fortaleza, e uma hora no final do dia. E sempre treino com meu grupo de amigos, nós fazemos as mesmas provas e é bastante divertido, nem de longe é um sacrifício. Nunca mais tive um problema de saúde, hoje peso 75 quilos, e perdi 40 quilos sem cirurgia de redução de estômago, ou mesmo reparadora, porque emagreci praticando esporte, eu me curei só com o esporte. A qualidade de vida foi o que o Triathlon me trouxe de mais importante. E Esporte é um prazer!".

Erick antes de virar triatleta e depois, com suas conquistas


Um comentário:

  1. Sensacional e emocionante matéria.Putzzz que história.grande abraço irmão.

    ResponderExcluir