segunda-feira, 19 de outubro de 2015

Ètica no esporte



A tempos queria falar sobre esse tema, mas sempre aparece algo pra tirar o foco, tecnologia, treinamentos, suplementação, alimentação etc..
E a ética é algo que deveria estar no esporte principalmente, porem não é o que se vê por ai, são vários exemplos.
Vou citar alguns exemplos só pra ficar claro:

Corrida: Esse é o primeiro que me veio a cabeça, com os preços cada vez mais abusivos de inscrições, kits muito fracos, falta de água no percurso muitas vezes por um pipoca que passou rápido com aquele jeitinho pra pegar água de quem pagou por exemplo. Eu ja corri de pipoca sim não tenho vergonha de falar. Mas nunca peguei água no percurso. Não fiquei na frente de quem pagou a inscrição, larguei no fundo etc.. Hoje não tenho muito saco pra correr de pipoca, corro se tenho condições. Mas mantive a ética , nada que prejudicasse o colega que pagou por ela, ah e nem entrei correndo pelo pórtico rs. Porem tem muita gente que não faz isso, ou seja sem ética.

Natação: Esse é pouco mais tranquilo porem a falta de ética e educação ainda falta na piscina. Vejo pelo meu caso, não sou um nadador nato. Sofro pra caramba, e principalmente quando to cansado, se bobear esqueço minha metragem, sim isso acontece comigo e com muitos, por isso existe aquele marcador que divide a raia, costumo marcar por ele. O horário que vou nadar ta bem tranquilo, pelo menos 2 raias livres, pessoal da natação paraolimpica ta treinando geralmente, muitos tentando indice pra olimpiadas, então não quero atrapalha-los certo? Por isso quando entro na água pergunto se tiver alguem do lado se esta usando as marcações. Se estiver usando , vou marcando de cabeça, se não esta eu marco por ali. Isso é ética , educação, porem por diversas vezes , os próprios atletas paraolimpicos mexeram nas minhas marcações, isso quando não vem outra pessoa. Ja perdi a concentração por isso, pode parecer besteira mas não é. Fico mais indignado pela falta de educação, porém respiro e continuo, fazer o que???

Ciclismo: Esse também acontece muito, se o pelotão é grande ja vi muita gente não avisando sobre pedra no caminho, arame, sei la, e isso é um perigo.

Então pessoal, vamos prestar mais atenção, ter ética e educação nos principios basicos , pra gente se divertir naquilo que nós gostamos. Bons treinos!!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário