quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Patrocinio no Brasil


Começo nada a ver, mais ando com insonia esses dias, amanha tenho médico agora são 3 da manhã e o sono não vem, porque não sei se essa dor no meu pé direito é algo sério ou não enfim, e como tenho 2 viagens marcadas daqui uns 20 dias Brasilia depois Florianóplis isso me deixa preocupado, não gosto de correr ou fazer provas com 50% da minha capacidade, mais aonde eu queria chegar é o seguinte, estava eu mudando de canal na tv, quando passo naquele programa ´´Fala que eu te escuto´´, eles estão discutindo os patrocinios a atletas no Brasil, e no caso no momento estavam falando do MMA popularmente conhecido como vale tudo. È um esporte que cresce cada vez mais, visto que o próximo UFC sera realizado aqui no Brasil dia 27 agora. No momento estavam falando exatamente do Anderson silva que faz sua luta principal no card do UFC, entre os valores da luta, as comissões por paperview,ele leva nada mais nada menos que 2 milhoes de reais, poderia nunca mais lutar na vida. Mostrando outro evento o lutador fabricio werdrum levou 600 mil reais por lutar com fedor emilianenko. A questão la era o seguinte: Esse valor todo é por causa do esporte que eles escolheram? Uma pessoa que pratica outro esporte sei la como mostrou, esgrima, tenis de mesa seja la o que for não tem seus méritos também? Ou azar dessas pessoas que escolheram esses esportes? No nosso caso nadar, pedalar e correr? Foi uma discussão grande cada um dava sua opinião e eu vou falar a minha também. Acho que é um pouco de cada, o esporte influencia, mais a varios meios de mostrar seu patrocinador concordam? Lógicamente que chega ser injusto uns receber muitos e outros poucos. Vou dar o exemplo aqui da minha cidade.
Existe uma lei de incentivo do esporte que é da prefeitura, qualquer prefeitura de qualquer cidade desse Brasil pode fazer essa lei, cabe aos vereadores votarem nela. È o seguinte, toda empresa que paga ISSQN que é nada mais que o imposto sobre a nota emitida de uma empresa, pode doar 5% pra um atleta. Funciona assim você leva na secretaria de esportes seu curriculum esportivo e eles aprovam ou não, aprovado você corre atras das empresas e pede o patrocinio. Até ai tudo bem cada um faz sua correria, se a empresa pagar ate o dia 15 de todo mês certinho seu imposto, o atleta recebe sua grana, se a empresa atrasar 1 dia o atleta não recebe. Depois na prestação de conta você tem que prestar conta de pelo menos 30% foi utilizado no esporte como suplemento, equipamentos, pagamento de técnico ( um erro devia ser 100%). Só que as coisas são muito injustas aqui, tem atleta que recebe mais de 40 mil reais, e outros não recebem muita coisa, só que minha reclamação é o seguinte, o cara recebe 40 mil, não faz sequer uma prova de nivel nacional, fica fazendo provas regionais que não valem nada,e outra usam 30% so pra trocar sua bike pra exibir pros amigos e o resto fica trocando de carro toda hora, reformando casa, etc. Isso não é justo oras, o dinheiro tem que ser usado pro esporte, não é pro esporte que é designado a verba? Eu por exemplo tenho o azar que algumas empresas que me ajudavam paga todo atrasado, ou seja a prefeitura ta recebendo e eu não. Sempre mostrei o interesse de competir provas que realmente valem algo como provas nacionais, panamericano, mundial. E muitos atletas aqui na cidade sequer vão a essas provas e usam o dinheiro de uma maneira errada. Esse ano se não fosse a clinica do Dr Paulo hansen trocar a minha bike, eu estaria com uma bike bem inferior e menos competitiva, ele também pagou passagem pra min etc. Me ofereceu passagem pro mundial, só que acabou sendo em cima da hora, e eu havia planejado outras coisas. E tirou do bolso dele pra me ajudar. A clinica de fisioterapia Spazio também me ajudou muito fazendo pilates. Fica aqui minha indignação com esse assunto de apoio ligado as secretarias de esportes. Ouvi aqui na prefeitura que eles querem acabar com esse apoio, acho muito justo. Ou divide por igual com quem realmente compete a nivel nacional ou deixa quieto ninguem recebe. Deveria ter que prestar conta de 100% do dinheiro como funciona em SC. E outra o atleta deve competir a nivel nacional no minimo e usar seu dinheiro pra isso. Vou dar um exemplo de um amigo que recebeu uma verba do estado dele. O dinheiro só vai dar pra ir pro mundial e fez panamericano, ou seja ele poderia ter usado a grana pra fazer um monte de prova fraca por ai, mais não vai competir com os melhores, não é assim que funciona?
Hoje foi um grande desabafo escrever aqui no blog.
Abraços a todos que me acompanham e espero que o ortopedista daqui a umas 6 horas de um prognóstico bom do meu pé que ja são 2 semanas sem treino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário