sexta-feira, 30 de julho de 2010

Francês é o único branco a correr 100 metros rasos em menos de 10 segundos


Um francês de 20 anos desafia um tabu do atletismo: é o único homem branco a correr os 100 metros rasos em menos de 10 segundos.

Num mundo dominado por atletas negros e muito fortes, Christophe Lemaitre destoa por ser branco e relativamente franzino. E por conseguir - como único branco até agora - correr os 100 metros rasos abaixo dos 10 segundos. Marcou 9,98.

Ganhou os 100 metros do Campeonato Europeu, quebrando um tabu de quase 30 anos nos quais nenhum branco venceu essa competição.

Lemaitre corre contra a vantagem, bem estabelecida nas provas de velocidade, de que atletas negros dispõem - segundo cientistas, por conta de fatores anatômicos.

O que dá condições de Lemaitre competir é o tamanho de sua passada - proporcionalmente maior até que a de Usain Bolt, o homem mais rápido do mundo. Na última vez em que se enfrentaram, Bolt o derrotou facilmente.

O técnico de Lemaitre acha que ele até chegará a encarar de igual para igual o super-homem jamaicano, se treinar muito. Por enquanto, o francês é apenas a exceção que confirma a regra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário