quinta-feira, 1 de abril de 2010

Frutas na sua pedalada

Todo ciclista que se preza sabe da necessidade de obter uma boa alimentação, seja antes, durante ou depois do treino/competição. Uma das opções mais viáveis é a ingestão de frutas, alimentos que oferecem grande variedade de sabores, aromas e propriedades nutricionais.

Compostas por água, carboidratos, fibras, vitaminas e minerais, estes alimentos apresentam uma combinação excepcional de nutrientes. Além disso, apresentam fácil digestão e podem ser consumidas em seu estado natural.

O nutricionista Bruno Gomes dos Reis, da equipe RG Nutri, conversou com o site Prólogo e citou os benefícios na ingestão desses alimentos, principalmente nas pedaladas.

“As frutas podem representar uma ótima fonte energética para esportistas de todas as modalidades, pois são fontes de carboidratos, presentes, principalmente, na forma de frutose, o açúcar das frutas”, disse.

As frutas contêm fontes importantes como: vitaminas e minerais antioxidantes, que auxiliam o sistema imunológico e combatem os radicais livres formados na prática esportiva.

Reis, no entanto, ressalta que é importante se preocupar com o horário no qual essas frutas serão consumidas, principalmente aquelas ricas em fibras, tais como a laranja com bagaço, a mexerica e a manga.

“Quando consumidos imediatamente antes ou durante o exercício, podem gerar desconforto gástrico durante a pedalada, podendo diminuir a performance”, lembra o nutricionista.

De acordo com ele, as melhores dicas para os ciclistas e demais atletas seriam frutas como a banana, a maça e até mesmo frutas secas. “As melhores opções para esses momentos são frutas de fácil digestão, como banana ou até mesmo as frutas secas, que apresentam boas quantidades de energia em um volume pequeno”, emendou.

Para finalizar, Bruno Gomes aponta que esses alimentos podem ser utilizados como complemento nas refeições, o que facilita ainda mais a reposição de nutrientes para o organismo.

“Elas podem ser consumidas em seu estado natural, desidratadas ou em preparações diversas como saladas, sucos, vitaminas, compotas, geleias e até mesmo em preparações salgadas. Basta saber usufruir da maneira correta.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário