terça-feira, 12 de outubro de 2010

Passagens compradas

Depois da novela da dificuldade das passagens pra mar del plata, consegui comprar, vou num voô com a Qatar, o único problema é que não consegui voô de buenos aires pra mar del plata, intão esse trecho será feito de onibus, chegarei mais cansado pois são mais de 400km se eu nao me engano, e de avião seria rapidinho.
Mais o importante é chegar la, não importa como. os treinos pro Panamericano estão correndo bem, ainda me sinto cansado do ano, não vejo a hora de acabar la, pode-ser que seja a ultima prova do ano ou penúltima, necessito de férias.
Bem vou nessa, quem puder ajudar a votar meu blog no top blog link do lado direito!
Bons treinos!!!

sábado, 9 de outubro de 2010

Chegou kit e o troféu, a olympikus enviou!!

Ola pessoal como comentei alguns posts atrás corri os 5km da meia maratona das pontes com chip da prova de 21km, e meu resultado não foi computado, mesmo chegando nas 4 colocação geral.
Ai a olypimkus como forma de desculpas pagou minhas despesas gastas na prova, e me mandou o troféu e um belo de um kit com tênis, mala, bolsa, meias, bonés, e mais algumas coisas.
E um cartão com seguintes dizeres:

´´ O verdadeiro vencedor merece o devido reconhecimento. Pedimos desculpas pelo equivoco e esperamos que possas usar essas lenbranças para chegares cada vez mais longe´´ Um abraço equipe olympikus

Sinceramente acho que eu não merecia tudo isso, fiquei feliz claro, mais até achei muito pra min.
Nessa brincadeira toda ganhei uma amiga Maíra rolim que faz parte da equipe olympikus, no qual foi muito simpática comigo e agora faz parte dos meus amigos no msn.
Nessa vida a gente não se leva nada, mais pra min a amizade vale mais que qualquer coisa ou qualquer troféu.
Nesse ano de 2010 ganhei muitos amigos viajando, no qual tenho contato quase que todos os dias. O legal de se competir é isso!!
Aproveitando o gancho meu blog passou pra 2° fase do top blog esta entre os 100 classificados na categoria esporte, a partir do dia de hoje se eu não me engano começa a votação da 2a fase, queria agradecer o pessoal que acompanha o blog, quem puder votar de novo tem o link do lado direito da tela.
Quanto ao treino de hoje foi show 75km de bike com muito vento e boas companias!!
Abraços e bóra pra próxima

sexta-feira, 8 de outubro de 2010

O caos do feriado

Esse mês mais prescisamente dia 28 eu fabio, marta,juba,anderson, embarcariamos pra mar del planta, antes fazendo conexao em buenos aires, mais tem um pequeno ou grande problema, deviso ao feriado de 2 de novenbro os voôs estão lotados, porque hoje em dia ir até la não sai tão caro assim, intão muita gente do brasil aproveita feriado la. Mais o problema esta sendo na volta que teria somente dia 04 novenbro só q todo mundo tem que estar aqui antes disso. Ta dificil a agência esta tentando fazer de tudo, provavelmente não farei o pan por isso.
Que chato!!
Abraços bons treinos

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Final do Circuito Mundial Ironman 2010 neste sábado

Neste próximo sábado (9) será dada a largada para final do Circuito Mundial Ironman, com a lendária prova realizada na ilha Kailua-Kona, no Havaí. Os melhores triatletas e muitos amadores, que passaram por seletivas ao redor do mundo, estarão em busca de pódio, marcas, recordes e superações pessoais, e é essa mistura que torna a prova tão especial e única.

A prova com 3.8 km de natação, 180 km de Ciclismo e 42 km de corrida reúnirá 1.800 triatletas, entre eles múltiplos campeões do esporte, como Craig Alexander e Chrissie Wellington, e também mais de três dezenas de brasileiros nas disputas de categorias, que representam quase 2% do total de competidores. Os norte-americanos (44% - 862 atletas), alemães (11% - 214 atletas) e australianos (7,9% - 152 atletas) formam o contingente mais representativo, porém, a prova reunirá atletas de outros 51 países.

Dos 1.800 triatletas, 983 estarão em Kona pela primeira vez para a disputa. O atleta mais novo é um norte-americano de 20 anos, mas chamam a atenção a presença dos também norte-americanos Lew Hollander, com seus 80 anos, e Harriet Anderson, com 75 anos. Os triatletas masculinos ainda são a grande maioria, representando 72,4 do total, mas haverá 530 mulheres na disputa.

Contudo, há nomes para os quais todas as atenções se voltam, como do australiano Craig Alexander, de 37 anos, que conquistou o título de campeão nos dois últimos anos. Entretanto, o campeão de 2007 e conterrâneo, Chris McCormark, também estará na disputa, bem como o alemão Faris Al-Sultan, campeão em 2005. Engrossam a lista de feras nomes como Luke Bell, Terenzo Bozzone, Chris Lieto, o australiano Luke McKenzie, que venceu o Iroman Brasil deste ano, e Andy Potts - campeão do pan-americano no Rio. O argentino radicado no Brasil Ezequiel Morales participará da disputa na Elite.

Na disputa feminina, a tricampeã consecutiva Chrissie Wellington vem para levar o título novamente e defender o recorde do percurso conquistado no ano passado, de 8h54min02s. Chrissie fez história em 2007 ao ser campeã em sua primeira participação na prova. Nos anos seguintes só fez aumentar seus impressionantes feitos. Para fazer frente à britânica, nomes também lendários como o da suíça Natascha Badmann, de 44 anos, seis vezes campeã da prova e a primeira europeia a vencer no Havaí. A campeã e vice-campeã do Ironman Brasil neste ano, a norte-americana Dede Griesbauer, 40 anos, e a checa Tereza Macel estarão na disputa.

Brasileiros com vaga na final do Circuito Mundial Ironman

Gustavo Ayres Netto (M18-24)
Valentin Lopes (M25-29)
Gustavo Almeida (M30-34)
Antonio Ferreira da Silva Neto (M30-34)
Rafael Garcia (M30-34)
Cristiano Solak (M30-34)
Ciro Violin (M30-34)
Cristiano Cris (M35-39)
Rogério Del Nero (M35-39)
Eduardo Fernandes (M35-39)
Marco Gimenes (M35-39)
Wagner Jesus (M35-39)
Jorge Nisinaga (M35-39)
Fabiano Souza (M35-39)
Eduardo Sovierzoski (M35-39)
Rodrigo Taddei (M35-39)
Rogério Capellari (M40-44)
Claudio Gavioli (M40-44)
Samuel Oliveira (M40-44)
Paulo Piza (M40-44)
Ralph Porto (M40-44)
Jorge Pacheco (M45-49)
Alex Valverde (M45-49)
Giancarlo Matarazzo (M50-54)
Ricardo Vasconcellos (M50-54)
Benedito Silva (M60-64)
Ligia Nerici (W18-24)
Luiza Tobar (W18-24)
Ana Taddei (W25-29)
Andrea Bess (W30-34)
Sueli Braz (W35-39)
Maria Goncalves (W55-59)

Campeões recentes do Ironman no Havaí:

2009 - Craig Alexander (Austrália), 8h20min21s
2009 - Chrissie Wellington (Inglaterra), 8h54min02s

2008 - Craig Alexander, 8h17min45s
2008 - Chrissie Wellington, 9h06min23s

2007 - Chris McCormack (Austrália), 8h15min34s
2007 - Chrissie Wellington, 9h08min45s

2006 - Normann Stadler (Alemanha), 8h11min56s
2006 - Michellie Jones (Austrália), 9h18min31s

2005 - Faris Al-Sultan (Alemanha) 8h14min17s
2005 - Natascha Badmann (suíça), 9h09min30s

segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Treinos pro Panamericano

O ritimo de treino pro Panamericano de duathlon em mar del plata está a todo vapor, após um periodo descansado é hora de adiquir ritimo de prova.
Hoje treinei bike e corrida.
As 16 horas sai com anderson furlan pedalar 40km treino curto porem intenso foram 30km num ritimo forte em seguida 6x700m no morro do boiadeiro,treino tenso pois a subida é top, subimos a todo vapor.
Logo em seguida cheguei em casa preparei um malto e tomei um gél e sai correr com seu irmão fabio furlan foram 60 minutos de corrida procurando as subidas, no final tava pedindo água ja, o fabinho não perdoa se ta cansado ai que ele força mais, pra min isso é bom.
Agora mereço descanso, e gelo na perna. Na época do brasileiro treinamos juntos e isso rendeu, espero que chegamos na data muito bem.
Nesse mês eu ia fazer o x terra porem a uma dificuldade grande de chegar la,a única compania aérea que vai la pros lados de tiradentes, mais prescisamente em são joão del rey é a trip, mais ela não tem voô de fim de semana. Onibus pra la é muito demorado e devido ao meu trabalho não chegaria a tempo de pegar meu kit por isso desisti da prova. Ano que vem meus amigos irão fazer as provas do x terra ai indo numa galera fica mais fácil.
Bem agora vo descançar que amanha cedo tem treino de natação.
Bons treinos

sábado, 2 de outubro de 2010

Miguel Sarkis: você sabe o que é a Soma?

Esse artigo é interessante vale a pena!!

O fato de às vezes você se sentir pesado, cansado ou com pouca vontade para treinar pode ser sintoma da soma de vários hábitos inadequados
Corredores podem ser surpreendidos por alguma lesão decorrente da soma de esforços da corrida e demais “treinos”. Esforço como dança de salão (repetitivo e por muito tempo), trabalho em posição inadequada, carregar pesos extras e acima do permitido (20% do peso corporal da pessoa), além de outro tipo de atividade que exija mais do que o planejamento do exercício esportivo.

Muitas das vezes que você se sentir pesado, cansado, com pouca vontade para treinar, então você pode apresentar sintomas de um problema como este (do livro: A Construção do Corredor).

Os treinos de corrida, somados aos hábitos alimentares precários, falta de uma boa noite de sono, exagero na carga de treino do dia anterior, atritos no trabalho e em casa, além de enfrentar o trânsito diário de ida e volta, podem conduzir-nos a uma situação crítica, e cabe uma pergunta: quem não sofre destes males? É muito fácil ignorar o problema e pronto! Um café, uma agenda lotada e o problema está esquecido.

Saiba que o praticante de corridas, amador ou profissional, independentemente do seu nível de treinamento, precisa conhecer muito bem os pontos positivos e negativos no seu organismo, além de precisar conhecer melhor sua vida social.
Ao notar esses pontos evita-se que alguns fatores limitadores de seu organismo não passem de meros e pequenos obstáculos, que poderiam facilmente conduzi-lo a estados doentios. Como evitá-los? Uma avaliação com médicos e ortopedistas, nutricionistas e demais, caso possua um problema especial, evita o agravamento da situação.

Exemplo de uma característica nutricional:

Durante uma corrida, você tem como característica o gasto calórico de aproximadamente 1200 por hora. Você tem por hábito consumir apenas 600 calorias durante seus treinos e sua alimentação anterior não foi suficiente para suprir este desfalque. Você ficará devendo aproximadamente 600 calorias ao seu organismo, que “roubará” dos seus músculos, principalmente, além de haver uma redução de eficiência na sua corrida.

Se correr sem as quantidades de alimentos necessários, as dores serão os menores problemas, mas as lesões, por exemplo, serão constantes em seu físico. Se acumular os efeitos nocivos de um treino destes para o outro dia, terá provavelmente muita indisposição, como uma forma de alerta do seu corpo para as suas ansiedades e falta de autoconhecimento. O fato de treinar duro em cima de certas situações, como destacado acima, pode trazer muito mais complicações ao seu estado físico geral.

Certos casos em que o corredor apresenta diferenças ortopédicas nos pés, pernas e articulações poderão marcar, para sempre, com o surgimento de esporões, contusões sérias. As fraturas ósseas, que ocorrem em qualquer nível de condicionamento físico, podem inviabilizar sua corrida, quando alguns cuidados serão necessários.

Esta realidade, para muitos, surge por pura falta de orientação do médico especializado, do profissional de Educação Física, que proporciona uma prática de exercício de forma adequada e evita a soma de esforços indevidos, e para este caso, por alavancas mal realizadas que exigem demasiadamente de seus membros inferiores.

Se você estiver compensado (recuperado do último treino, dormido, alimentado e calmo), minimizam-se os efeitos de soma.
Sempre haverá uma recompensa do corpo que é estimulado aos treinos, desde que este organismo esteja equilibrado. Para tais condutas, o organismo oferece respostas muito mais sólidas. Por outro lado, os treinamentos que são realizados depois de um dia a dia muito cansativo podem não apresentar resultados favoráveis para o corredor.

Para explicar tais comportamentos, associaremos este tipo de conduta aos resultados de uma pesquisa realizada no Canadá, por uma brasileira, Ana Cristina Magalhães, em que explica a reação química em cadeia de hormônios que aceleram o surgimento de emoções e que conduzem o homem moderno a três estados principais; Estresse, Ansiedade e Depressão. Os homens primitivos obtinham êxitos para fugir ou perseguir, assim...

Este estudo descreve estados primitivos entre o medo e a ansiedade para fugir ou caçar, desenvolvido nos organismos de nossos antepassados, a partir de 100 e 200 mil anos, no qual se explica que não havendo estímulo compatível, ou seja, exercício físico, permitirá o surgimento de estresse, ansiedade e depressão. Os homens modernos não foram orientados para tais evidências em seus organismos..

São estados agravados pelas longas horas de estagnação pelo trabalho e, muitas vezes, sentado, ouvindo, falando, pensando insinuações e demais estados angustiantes que não condizem com a natureza dos homens. Estas são características adotadas nas grandes capitais, e suas atividades profissionais proporcionam quantidades insatisfatórias dos necessários e adequados exercícios físicos, além de alimentação natural e estados naturais e saudáveis.

Explicando a SOMA

A força demasiada pode ser uma válvula de escape e nociva...

Diante de tais situações angustiantes podem fazer surgir, por exemplo, certa disposição para realizar mais cargas do que a necessária para o momento (exercício calmante), propiciando o surgimento de tais dores de acúmulos. Quer um exemplo vivo? Você sai do escritório onde desejou “esmurrar” seu chefe. Não o fez, mas foi ao treinamento e descarregou toda a sua fúria em cima do seu corpo, que acompanhou os frutos de uma alteração hormonal, acionado pela produção de Cortisol, que entre outros, provoca o aumento do açúcar no sangue, oferecendo condições reais para fugir, esmurrar lutar, ou simplesmente, como no nosso caso, correr, saltar, subir, descer e sair muito satisfeito de um treinamento forte. Só que o seu dia a dia já é tão forte quanto o treino e, daí, a soma se torna um fator de risco, muito comum e provável a muitos corredores.

Bem, para treinar e obter um ótimo resultado é necessário prestar bastante atenção nestes pontos, que no fim das contas, somam força contrária ou a favor. Soma é o produto do estresse muscular e emocional, que pode deixar os movimentos curtos e duros.

Se treinarmos com raiva, o que muitas vezes não observamos, o enrijecer dos músculos é uma possibilidade real. Enrijecido, os músculos serão inimigos para a sua saúde e passarão a competir com a sua energia, o seu estado de felicidade e a sua recuperação fisiológica.

Quando o corredor treina, ainda cansado e sob os efeitos de trabalho demasiado, ou provenientes de posições cansativas para o corpo, ele pode experimentar dores diferentes das costumeiras (mais agudas ou persistentes), então, estas podem evoluir para lesões por estresse, fissuras de cartilagem, desgastes, contraturas musculares, extremamente dolorosas e o estiramento de músculo.

Para que aconteça uma lesão, por uma simples pisada incerta, é só estar preocupado com problemas mais sérios de trabalho, e sua reação a um buraco ou uma raiz de árvore no seu caminho, pode ser lenta e ai, a gota d’água, para os seus pés.

Que dor é esta que vai além do conhecimento? Não é aquela dor que você sentiu logo após o seu treino de velocidade, de força, ou mesmo o treinamento longo, mas sim, dor que pode aparecer depois ou durante um treino de recuperação. Vamos bem além pra contar que a Soma é um estado de conflito que pode aparecer pelo simples uso inadequado de um salto alto

Há caso de mulheres que “fraturam”. Isso mesmo, fraturam os ossos dos pés pelo fato de utilizarem saltos muito altos ou até mesmo dançarem por muitas horas, utilizando a parte da frente dos pés, exageradamente, e depois treinarem corrida.
Há milhares de casos de mulheres atletas em todos os centros populacionais do mundo. As habitantes da cidade de New York resolveram seus problemas de se dirigir até o trabalho utilizando um confortável par de tênis para locomoção, trocando pelos menos confortáveis sapatos altos alguns metros antes da sua mesa de trabalho. Com este procedimento, elas se defendem de lesões e desgastes desnecessários. Eis a Soma.

Existem alguns outros casos de pessoas que trabalham muitas horas em pé, em cima de escadas, dirigindo por muitas horas no trânsito intenso, correndo além da quilometragem possível para si, enfim, toda e qualquer forma de posição inadequada para as pernas e, ao final do período de trabalho, se submetem aos treinos. Eis ai, novamente, a SOMA. Você tem como se consultar e saber se está treinando em um dia favorável para o seu corpo.

Veja a tabela da qualidade de vida e elimine um pouco de tensões de seu corpo:


Para se evitar esta tal soma, destine os dias de treinamento mais difíceis para os dias em que a sua rotina for excelente. Você fica sem muito estresse por não ter ficado muitas horas em pé e até mesmo por ser o dia de folga. Por exemplo, acredito que é melhor que se faça os treinos longos, nos sábados e ou aos domingos.

Poderíamos citar vários casos aqui que surtiriam efeitos indesejáveis no seu próximo treinamento, mas, numa próxima oportunidade, falarei mais sobre os itens que podem compor e fazer aparecer a SOMA.

Abraços e bons treinos!!!

quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Resposta da olympikus sobre meu último post

Paulo

Conforme falamos ao telefone, estou entrando em contato para dar um
posicionamento sobre o ocorrido com a sua inscrição da Meia Maratona das
Pontes - prêmio de uma promoção realizada pelo Twitter.

Infelizmente identificamos que houve uma falha na comunicação e o seu pedido
de alteração de percurso não foi processado.

Como havíamos nos comprometido com esta alteração, primeiramente gostaríamos
de pedir sinceras desculpas pelo erro e transtorno de você ter corrido a
prova de 5KM com chip de 21KM.

Por isso, tomamos todas as providências junto à organização da prova para
considerar que você tenha corrido a prova de 5KM. Com isso, ao resgatarmos o
seu tempo líquido, confirmamos a sua 4ª
colocação na prova. E assim estamos requisitando a devida premiação junto aos
organizadores. Além do troféu,estará recebendo também uma assinatura da
Revista Veja SP durante o período de 1 ano. Para isso, basta enviares o seu
endereço completo para recebimento.

A Olympikus acredita e investe no esporte há 35 anos. E desde o ano passado,
com o lançamento da tecnologia TubeTech de alta performance, entramos forte
no segmento de running, contribuindo para fomentar o esporte no país.
Realizamos a promoção no Twitter justamente para que atletas profissionais ou
não, tenham a oportunidade de participar de uma prova tão bacana como a Meia
Maratona das Pontes.

Admiramos os atletas que, mesmo com chuva, estiveram presentes buscando
superar seus limites e se entregando para o esporte. Admiramos o seu empenho
e determinação. Por isso, e também como pedido de desculpas, gostaríamos de
enviar para você um KIT com produtos da marca. Além disso, nos comprometemos
a reembolsar os custos que tiveste com a participação no evento, incluindo
alimentação, passagem e hospedagem, desde que justificados através de
comprovantes fiscais.

Esperamos que este episódio não afete o seu relacionamento com a marca e a
Olympikus fica na expectativa de ainda poder compartilhar muitos momentos
positivos com você.

Aguardamos o seu retorno para que seguir com este processo.

Maíra Rolim
Equipe Olympikus