terça-feira, 17 de novembro de 2015

Calendario MKS 2016



Surgindo os primeiros calendário de 2016 pessoal, esse é de Brasilia. Fiquem ligados assim que aparecer mais posto aqui.

sexta-feira, 13 de novembro de 2015

Ironman Fortaleza , minha prova!

Bem amigos comentei aqui algumas semanas atrás no dia 06 viajei até Fortaleza para fazer o tão temido Ironman, fiz tudo que tinha que ser feito e até o que não era pra ser feito pra esse Ironman. A viagem de ida foi um pouco conturbada, me perdi próximo ao aeroporto de guarulhos chegando meio em cima da hora, quem chega atrasado em aeroporto sabe o estresse que é. Por fim com muito custo cheguei, depois de me enfiar por algumas favelas da região. Chegando no aeroporto quando fui fazer check in o rapaz me disse que meu voô era as 7:00 da manhã, levei um susto. Mostrei para ele que era as 5:00 pois tinha compromisso as 10:00 em Fortaleza que era o congresso, ai ele me vem e fala que meu voô era com escala em Juazeiro do norte, nem email mandaram pra avisar, enfim era a opção. Acabou dando certo cheguei em Fortaleza e fiquei encantado. Como Brasil é bonito, nunca tinha ido ao nordeste. Pretendo voltar pra tomar cerveja a beira mar sem compromisso. Bom aluguei carro no aeroporto pra facilitar, e um Flat pra ficar fácil fazer meu próprio café da manhã pré prova, etc.. Pois tenho problemas em todos lugares com café da manhã de hotel, pois sempre temos que estar prontos cedo. Flat de frente pro mar muito bom, organizado, limpo, com ar condicionado, 2 quartos grandes, etc.

A FEIRA

Fui pra feira e fiquei encantado com o mundo Ironman, a sensação antes de fazer a prova é de que vou fazer isso todo ano. Embora não da né $$$. Feira modesta, todos falam que nem de perto é igual Florianópolis , mas e dai , eu tava feliz do mesmo jeito, queria mesmo era completar o Ironman, ajudei até gringo se localizar e pegar kit, foi bem massa. Quanto ao calor? Nem prescisa comentar , aquilo é um caldeirão, sabia o que estava me esperando. Na sexta feira dormi muito bem umas 11 horas direto.

VÉSPERA DA PROVA

Um dia antes da prova é tenso, dia de entregar a bike, fingia que estava tudo bem pra minha esposa, mas na verdade tava é nada. Fomos até a praia do futuro, fiquei de perna pra cima debaixo de um guarda sol, tomei água de coco , muita água, dei umas risadas com repentista que veio tentar tirar uns trocados, mas por dentro tava com a cabeça a mil.  Nadei um pouco no mar que estava bem agitado, e natação é meu ponto fraco, ai já viu, mais cagaço ainda. Encontro meu amigo Marcio que disse que tinha nadado e tava o mar bem agitado. Ele nadou no local da prova. Enfim.
A tarde fui entregar a bike , baita organização, tudo certinho, cada um sabe sua função, bem bacana isso, nesse momento um rapaz me aborda e diz o seguinte, posso coletar você?? Pensei em antidoping, e falei claro, caminhei com ele, estava esperando ser coletado, quando fui ver era teste de glicemia, um teste num aparelho ligado no computador pra saber meu equilíbrio etc.. Pra muitos seria ufa, mas pra min arroz com feijão que ia achar. Mal dava dinheiro pra comprar suplemento. Ai eles comentaram que ia fazer os testes após a prova que iam me abordar , agradeci , arrumei as sacolas, e fui embora. Agora não tem como voltar.

NOITE DA PROVA

Dormi muito mal, aliais pra falar a verdade não dormi, coloquei o ar condicionado no mais gelado, e a cama molhou toda do meu lado, minha esposa acordou rindo, ta nervoso?? Imagina, to calmo amor. Tava o caralho, era a hora. Comi rapidinho, troquei de roupa, conferi as sacolas special needs e fui para o local da prova. Cheguei bem cedo, fui um dos primeiros a chegar, conferi tudo de novo, coloquei as comidas na bike, era só esperar.

MINHA PROVA

Bom vamos la por partes

NATAÇÃO: Na largada encontrei meu amigo Marcio, ficamos conversando, o assunto era óbvio a prova, ele já estava acho que em seu 3 Ironman ou mais não sei ao certo, e eu o primeiro, peguei muitas dicas com ele. Sempre é bom pegar dicas com os experientes a mais que você. E naquela conversa o tiro foi dado , levei um susto todo mundo correndo em direção ao mar. Fui tranquilo, arrumei o óculos , desejei boa sorte a ele, nos vemos na chegada. Logo nas primeiras braçadas vi que tava difícil e que ia ser duro. Mar muito agitado, jogando de um lado pro outro, fui mentalizado parte por parte, passei a primeira boia, visualizei a segunda e fui indo, Consegui pegar esteira alguns momentos, mas mesmo assim dei uma erradinha na navegação, pronto cheguei na ultima boia, agora era a hora crucial , vento estava nessa direção, a correnteza te puxando, até o final sabia que ia ser tenso. Cheguei a pensar que sairia com 2 horas da água. Logo visualizei o pórtico, achei meio estranho , tipo passou meio rápido. Meu amigo Vicente havia comentado, tipo, você vai ver Ironman passa rapidinho. E ele estava certo sai da água com  01:31:57 a meta era abaixo de 01:40:00 , fiquei bem feliz , to vivo disso tudo berrei pra minha esposa na grade. Primeira etapa concluída, fui com uma sensação boa pra bicicleta. Com umas câimbras no braço mas beleza. rs



CICLISMO: Sabia que ia ser osso, o calor ia aumentar, sorte que deu uma chuvinha pra ajudar o começo, e eu com bike road, com um clip vision TT. Doido né concordo, mas com o dólar alto eu não ia pegar um quadro de Triathon agora. Sai meio conservador, aliais era 180km. O vento na ida tava muito a favor,  Quando olhei os primeiros do outro lado, parecia em Slow motion saca. Pensei to fudido. E as subidas? Nunca vi tanta subida numa prova, descia , subia, descia , subia, nem aguentava mais e a média só caindo , eu sem relógio na bike que quebrou 2 dias antes. Nem sabia quanto eu tava. Mas e dai se fosse fácil não teria graça, tem que sofrer. No 97 km acho parei no Special needs, passar protetor solar, de vez de deixar uma toalha pra secar antes de passar, passei por cima de todo sal, virou uma massaroca só, e ainda esqueci das costas rs. Depois mostro como ficou. Bom , deu 6 horas de bike e nada de chegar, pensei ja não consegui o que queria. quando deu 170 km, aperti o passo geral, fui passando um monte, dei quele ultimo gãs, tipo reta final, ai acabei de quebrar não chegava nunca rs. Terminei com 07:10:00, e dai se lasque, to quase terminando um Ironman. Bora correr negada, falta só 42km.



CORRIDA: A corrida é aonde me defendo mais, fiz 03:06 na maratona do rio, esse ano com 40 dias de treino pro Ironman, fiz pra 03:12:00 com tornozelo ferrado que torci dois dias antes. Ai pensava que correr uma maratona no meio do ironman era bom. Gente não faça isso, no fim da preparação eu tava mega cansado, acho que só me atrapalhou. Enfim já tava feito. Nessa hora em Fortaleza o sol tava a pino, o que ajudava era que os prédios aliviavam um pouco. No primeiro posto de hidratação o cara falou quer água na cabeça, falei opa. Ele jogou meu tênis até encharcou, pensei fiz merda ahahaha. Principiante né, mas adorei a energia dos staffs, tomei pepisi, me deu dor de barriga, passei a primeira volta segurando, só depois de ir no banheiro que melhorou, ufa, sem muitos detalhes né. Tava todo quebrado, doía tudo, na segunda volta vi minha esposa, que deu mais gás pra terminar mais uma volta. Na ultima volta minha foi a melhor, sabia que estava acabando , e eu não queria que acabasse, poderia começar tudo de novo, eu ia achar muito massa. Quando foi se aproximando vi 41km, pensei falta pouco, já fui engolindo o choro , pensando em tudo que passei pra chegar até o dia. Ta acabando falta 500m, to chegando , cade minha esposa, não acho, achei, gritei me espera depois da comida, sai correndo que nem louco, gritando pra galera na arquibancada e terminei. Sou Ironman porrrrra. Terminei com 13:44:51 alto? Foda-se sonho realizado. Nem acredito, por isso falo nunca desista dos seus sonhos, só de escrever já me emociono. Quanta coisa passei. Só eu e minha família sabe, e os amigos próximos que não deixa você desistir.



AGRADECIMENTOS


Ao meu brother Fabio Baldin foi o primeiro que contei que ia fazer e deu todo apoio, todo dia eu chamava ele quando batia uma meta, tipo hoje nadei 4 mil, hoje pedalei 170 km, hoje foi tudo uma merda, sempre me deu força e animo.


Ao meu amigo Vicente que foi o segundo que contei , que me deu dicas o tempo todo. Foi meu guro nesse Iron, valeu mesmo. Sempre converse com quem entende.
As pessoas só souberam que eu ia fazer Ironman no ultimo mês reta final, não contei pra ninguém até la, só para os grandes amigos.

A minha amiga  Marcia Takahashi que dizia vai que tu consegue. Valeu japs!!! Consegui.

Ao meu brother carioca Rafito, valeu a força , obrigado pelas palavras de incentivo.



A minha esposa Renata Corredato Santos que me aguentou 5 meses, com um puta mal humor, achando que tava fazendo tudo errado, e me apoiou em tudo, acreditou em min. E foi comigo até o fim. Essa medalha é nossa :) .


Valeu gente , acredite nos seus sonhos , tenha fé . Ironman não é impossível. Basta acreditar, espero ler o post de vocês ano que vem. Triabraços
























quarta-feira, 4 de novembro de 2015

Dica do dia, com a palavra o mestre Mark Allen

Sua postura mental e a forma de abordar a prova é tudo
Mark Allen
O seu sucesso em um IronMan no dia da prova pode ser atribuído a um único fator: a sua postura e atitude diante da prova. O motivo é simples: todo o trabalho físico já foi feito e não tem nada mais que pode ser melhorado agora. Outro fator importante é a alimentação na prova, mas isso também você já cansou de treinar.
O que realmente pode transformar uma prova boa para uma prova "maravilhosa" é a sua atitude mental. E melhorando isso você estará próximo de se tornar um atleta completo.
Mesmo que você esteja no melhor dos seus dias, ter a cabeça no lugar é a chave. Se não for o melhor dos seus dias, será o diferencial entre desistir e terminar a prova.
Vamos olhar para o Havaí 2001. Ventos fortíssimos chamaram a atenção de todos os atletas. A maioria terminou, mas alguns que ficaram pensando no "vento" fizeram erros bobos de alimentação e no ritmo da prova que não estavam acostumados. Resultado: não terminaram a prova.
Como você reage a intensidade da prova? Estressado ou tranqüilo? Você encara as dificuldades do dia como um desafio prazeroso ou se pergunta por que entrou nessa loucura? Você fica pensando como será na chegada ou como você deve correr e qual ritmo seguir? Você já está procurando uma desculpa se por acaso desistir ou você já sabe que vai terminar? Você estará dando tudo? Ou não, porque de repente você acha que as condições da prova não são ideais para terminar. Saber responder essas perguntas é o caminho para se tornar um atleta completo.
Aqui vão quatro sugestões que ajudarão a melhorar sua atitude mental. Elas te darão forças independentes das forças externas negativas (tempo, cansaço, ...).

Acalme sua cabeça
É o fator mais importante para uma prova perfeita.
Uma atitude negativa (está difícil, esta doendo, porque estou aqui, ...) já acaba com a sua prova antes dela começar. Se for impossível achar algo positivo nessa hora, faça outra coisa para acalmar seu pensamento. Pare de pensar na prova e, por exemplo, se concentre na sua respiração. Conte quanto tempo você inspira e expira. Preste atenção no seu corpo e o que está acontecendo a sua volta sem julgar nada. Isso irá liberar a sua cabeça e talvez assim você começará de novo a se sentir melhor.

Paciência
O tempo da prova é muito relativo. As vezes ele passa muito rápido em algumas fases da prova. Em outras ele demora mais. Se perder a paciência a prova será interminável. O segredo é fazer a prova passar rapidamente. O segredo é se lembrar que ninguém está te obrigando a estar ali naquele momento. Foi você quem escolheu estar ali, portanto você não deve se cobrar nada. Essa é uma prova de paciência e você deve rir dos momentos mais absurdos. Parece obvio, mas lembre-se disso quando começar a perder a paciência e querer que a prova termine o mais rápido possível. Acalme seu pensamento e a velocidade aumentará.

Seja grato
O contrário disso é se concentrar em o quanto a prova é difícil. Errado. Ser grato é agradecer que você está vivo e é capaz de fazer isso. Comece a prestar atenção naquilo que está a sua volta. Uma das melhores formas de fazer isso é prestar atenção na natureza a sua volta, ou se não tiver nada bonito, lembre-se de algum lugar maravilhoso que você já esteve (uma montanha, um lago, algo que te marcou). É nessa hora que você começa a esquecer a dor e os problemas ali enfrentados e agradecer por estar vivo.
"Obrigado por estar aqui" é o que temos que dizer. Isso vai livrar sua mente, pois mesmo sentindo esse desconforto você estará lidando muito bem com isso, pois é um privilegiado de estar ali naquela hora, trabalhando seu corpo em todas as possibilidades possíveis.

Melhorando a autoconfiança
A maioria de nós constrói essa confiança durante o período de treinamento e preparação, se sentindo mais fortes e dizendo para nós mesmos o quanto estamos bem. Só que tudo isso pode evaporar no momento que é dada a largada.
Quando a realidade da prova não bate com aquela imagem positiva que você imaginou, uma guerra mental começa a acontecer, e quando isso ocorre à prova vence e você perde.
Então aqui vai um outro modelo para desenvolver sua autoconfiança. Isso tem muito a ver com a forma de cada um de nós ver a vida e confiar nela. Muitos não confiam nela e sempre tem uma atitude negativa, sempre se preocupando em o que pode acontecer de ruim no lugar de aceitar a vida como ela é, ou seja, com o lado ruim e o BOM.
Essa forma de autoconfiança diz que não importa o quanto a prova seja difícil. A sua vida e a vida continuam. Pensando assim, você vai encarar os desafios da prova como ela é, ou seja, sem dar muita (ou pouca) importância aos problemas.
Isso não tem nada a ver com o resultado da prova e nem com a "prova ideal" que você tinha imaginado. E como os dois não estão ligados, as possibilidades de transformar as atitudes negativas em positivas são enormes.
Uma das formas mais fáceis para melhorar essa forma de autoconfiança é perguntando o que eu estou refletindo. Uma atitude negativa? Fraqueza? Um pobre coitado? Ou estou refletindo gratidão, paciência, força, humildade e a aceitação de que posso lidar com qualquer dificuldade. Refletir sobre atitudes positivas irá transformá-lo em um atleta completo.

Você deve sempre praticar essas técnicas como se estivesse praticando as técnicas de nado, ciclismo e corrida. Experimente, cada vez que treinar / competir pode ser a chance de colocá-las em prática. Lembre-se que um atleta completo sempre irá trabalhar o corpo e a cabeça. Um atleta fisicamente preparado, mas que "amarela" quando estiver sobre pressão não é completo. Quando as duas coisas se juntam e são constantemente melhoradas, o atleta estará completo e a "prova perfeita" estará muito próxima.


domingo, 1 de novembro de 2015

Ironman Fortaleza 2015


Agora sim ta chegando , falta 1 semana pro grande dia. Como muita gente percebeu, nem postei no Blog que faria o Ironman, Adoraria contar como é o dia a dia dos treinos, mas não dava pra conciliar tudo, quem sabe em uma outra oportunidade se eu estiver inteiro apos as provas.
A principio esse ano eu só iria fazer prova curta , porem minha esposa esta em fase de termino da faculdade , tem TCC pra fazer , aquela coisa toda ocupa mais que um Ironman. Ai ocupei esse tempo dela treinando pro Iron, ai ninguém reclama de ninguém, por falta de tempo. O escolhido foi Ironman Fortaleza por alguns motivos, prefiro calor do que pouco mais de frio, só depois descobri o quanto é calor la. O TCC dela não vai ser na mesma semana, então pronto, estava certo, Fortaleza foi o escolhido. E ainda parcelava inscrição. Mas tinha um agravante, eu estava escrito pra Maratona do Rio que ocorreria a 40 dias depois de eu ter feio inscrição do ironman. Ai liguei o foda-se, continuei treinando pro ironman , e o volume de corrida ja nos 40 dias de treino pro Iron era de uma Maratona, treinei todos dias, só que a 3 dias da Maratona do Rio , como postei aqui no Blog torci o pé saindo do parque, tive que tomar antiinflamatorio , analgésico, mesmo assim viajei pro Rio. Inclusive fiz um longo de bike na sexta antes de embarcar no sábado, longo de 100km. Pedalar não doia meu pé. Sábado no Rio continuei tomando remédio e mesmo com toda dor, terminei a Maratona com 03:12:00 alto, passei  um perrengue mas terminei, não foi meu melhor tempo ali que era de 03:06:00 mas eu tava no lucro, terminei porque pensava se fosse o iron eu iria com dor até o fim. Embora muitos estudiosos no assunto dizem pra não fazer uma maratona treinando pro Iron, hoje concordo com eles. Na terça eu ja tava na piscina treinando. E agora no final senti o cansaço, tanto que minha corrida ta um caos, só pra completar, sem força. E a 5 meses atras eu tava nadando 2000m e ia embora, pedalava 1 aula de spinning e ia embora, 5 meses depois to pronto pro ironman , pelo menos pra terminar espero.

Só agora no polimento tive uma virose to a 3 dias tomando remédio, um pouco fraco, mas me hidratando bem. espero estar melhor no tal dia. Não tenho pretensões só terminar, nem que seja o ultimo dos moicanos. Acho que fiz quase tudo certo, suplementei bem, faltou algo claro, Tomei polivitaminico, omega 3 , Bcaa, Glutamina, whey protein, gél nos treinos, pré treino quanto tava extremamente cansado. Mas em treinamento ainda tenho muito que aprender, com esse Iron foi suficiente pra eu entender a não dar 100% de si no começo, agora to pagando preço, mesmo seguindo a planilha. Vamos aprendendo com os erros!! Espero voltar aqui pra contar como foi minha prova!! Triabraços . Boa sorte a todos os inscritos!!!

segunda-feira, 19 de outubro de 2015

Ètica no esporte



A tempos queria falar sobre esse tema, mas sempre aparece algo pra tirar o foco, tecnologia, treinamentos, suplementação, alimentação etc..
E a ética é algo que deveria estar no esporte principalmente, porem não é o que se vê por ai, são vários exemplos.
Vou citar alguns exemplos só pra ficar claro:

Corrida: Esse é o primeiro que me veio a cabeça, com os preços cada vez mais abusivos de inscrições, kits muito fracos, falta de água no percurso muitas vezes por um pipoca que passou rápido com aquele jeitinho pra pegar água de quem pagou por exemplo. Eu ja corri de pipoca sim não tenho vergonha de falar. Mas nunca peguei água no percurso. Não fiquei na frente de quem pagou a inscrição, larguei no fundo etc.. Hoje não tenho muito saco pra correr de pipoca, corro se tenho condições. Mas mantive a ética , nada que prejudicasse o colega que pagou por ela, ah e nem entrei correndo pelo pórtico rs. Porem tem muita gente que não faz isso, ou seja sem ética.

Natação: Esse é pouco mais tranquilo porem a falta de ética e educação ainda falta na piscina. Vejo pelo meu caso, não sou um nadador nato. Sofro pra caramba, e principalmente quando to cansado, se bobear esqueço minha metragem, sim isso acontece comigo e com muitos, por isso existe aquele marcador que divide a raia, costumo marcar por ele. O horário que vou nadar ta bem tranquilo, pelo menos 2 raias livres, pessoal da natação paraolimpica ta treinando geralmente, muitos tentando indice pra olimpiadas, então não quero atrapalha-los certo? Por isso quando entro na água pergunto se tiver alguem do lado se esta usando as marcações. Se estiver usando , vou marcando de cabeça, se não esta eu marco por ali. Isso é ética , educação, porem por diversas vezes , os próprios atletas paraolimpicos mexeram nas minhas marcações, isso quando não vem outra pessoa. Ja perdi a concentração por isso, pode parecer besteira mas não é. Fico mais indignado pela falta de educação, porém respiro e continuo, fazer o que???

Ciclismo: Esse também acontece muito, se o pelotão é grande ja vi muita gente não avisando sobre pedra no caminho, arame, sei la, e isso é um perigo.

Então pessoal, vamos prestar mais atenção, ter ética e educação nos principios basicos , pra gente se divertir naquilo que nós gostamos. Bons treinos!!!!!

quarta-feira, 14 de outubro de 2015

Polimento



E ai galera depois de um tempo sem escrever no meu Blog, to aqui de volta, quase vivo, pois os treinos nos últimos meses tem acabado comigo. Mal acabou a maratona do Rio, já emendei treinos longos, sem descanso desde la. Ou melhor, tive uns descansos ativos, e um ou outro dia de descanso mesmo, mas foi bem pouco. Estou a 10 dias de entrar no polimento. Palavra linda essa né? Não aguento mais treinar, nasci pra brincar de prova rápida rs. Agora já foi, cumpri a planilha direitinho, suplementei direito, e a intenção é só terminar essa prova. Não tem muito mais o que fazer.
Ano que vem vou competir menos, e só prova curta. Bora viver um pouco né. Logo cono que prova vou fazer, a unica dica é que dói em qualquer lugar do mundo. Bons treinos abraços.....