domingo, 1 de novembro de 2015

Ironman Fortaleza 2015


Agora sim ta chegando , falta 1 semana pro grande dia. Como muita gente percebeu, nem postei no Blog que faria o Ironman, Adoraria contar como é o dia a dia dos treinos, mas não dava pra conciliar tudo, quem sabe em uma outra oportunidade se eu estiver inteiro apos as provas.
A principio esse ano eu só iria fazer prova curta , porem minha esposa esta em fase de termino da faculdade , tem TCC pra fazer , aquela coisa toda ocupa mais que um Ironman. Ai ocupei esse tempo dela treinando pro Iron, ai ninguém reclama de ninguém, por falta de tempo. O escolhido foi Ironman Fortaleza por alguns motivos, prefiro calor do que pouco mais de frio, só depois descobri o quanto é calor la. O TCC dela não vai ser na mesma semana, então pronto, estava certo, Fortaleza foi o escolhido. E ainda parcelava inscrição. Mas tinha um agravante, eu estava escrito pra Maratona do Rio que ocorreria a 40 dias depois de eu ter feio inscrição do ironman. Ai liguei o foda-se, continuei treinando pro ironman , e o volume de corrida ja nos 40 dias de treino pro Iron era de uma Maratona, treinei todos dias, só que a 3 dias da Maratona do Rio , como postei aqui no Blog torci o pé saindo do parque, tive que tomar antiinflamatorio , analgésico, mesmo assim viajei pro Rio. Inclusive fiz um longo de bike na sexta antes de embarcar no sábado, longo de 100km. Pedalar não doia meu pé. Sábado no Rio continuei tomando remédio e mesmo com toda dor, terminei a Maratona com 03:12:00 alto, passei  um perrengue mas terminei, não foi meu melhor tempo ali que era de 03:06:00 mas eu tava no lucro, terminei porque pensava se fosse o iron eu iria com dor até o fim. Embora muitos estudiosos no assunto dizem pra não fazer uma maratona treinando pro Iron, hoje concordo com eles. Na terça eu ja tava na piscina treinando. E agora no final senti o cansaço, tanto que minha corrida ta um caos, só pra completar, sem força. E a 5 meses atras eu tava nadando 2000m e ia embora, pedalava 1 aula de spinning e ia embora, 5 meses depois to pronto pro ironman , pelo menos pra terminar espero.

Só agora no polimento tive uma virose to a 3 dias tomando remédio, um pouco fraco, mas me hidratando bem. espero estar melhor no tal dia. Não tenho pretensões só terminar, nem que seja o ultimo dos moicanos. Acho que fiz quase tudo certo, suplementei bem, faltou algo claro, Tomei polivitaminico, omega 3 , Bcaa, Glutamina, whey protein, gél nos treinos, pré treino quanto tava extremamente cansado. Mas em treinamento ainda tenho muito que aprender, com esse Iron foi suficiente pra eu entender a não dar 100% de si no começo, agora to pagando preço, mesmo seguindo a planilha. Vamos aprendendo com os erros!! Espero voltar aqui pra contar como foi minha prova!! Triabraços . Boa sorte a todos os inscritos!!!

segunda-feira, 19 de outubro de 2015

Ètica no esporte



A tempos queria falar sobre esse tema, mas sempre aparece algo pra tirar o foco, tecnologia, treinamentos, suplementação, alimentação etc..
E a ética é algo que deveria estar no esporte principalmente, porem não é o que se vê por ai, são vários exemplos.
Vou citar alguns exemplos só pra ficar claro:

Corrida: Esse é o primeiro que me veio a cabeça, com os preços cada vez mais abusivos de inscrições, kits muito fracos, falta de água no percurso muitas vezes por um pipoca que passou rápido com aquele jeitinho pra pegar água de quem pagou por exemplo. Eu ja corri de pipoca sim não tenho vergonha de falar. Mas nunca peguei água no percurso. Não fiquei na frente de quem pagou a inscrição, larguei no fundo etc.. Hoje não tenho muito saco pra correr de pipoca, corro se tenho condições. Mas mantive a ética , nada que prejudicasse o colega que pagou por ela, ah e nem entrei correndo pelo pórtico rs. Porem tem muita gente que não faz isso, ou seja sem ética.

Natação: Esse é pouco mais tranquilo porem a falta de ética e educação ainda falta na piscina. Vejo pelo meu caso, não sou um nadador nato. Sofro pra caramba, e principalmente quando to cansado, se bobear esqueço minha metragem, sim isso acontece comigo e com muitos, por isso existe aquele marcador que divide a raia, costumo marcar por ele. O horário que vou nadar ta bem tranquilo, pelo menos 2 raias livres, pessoal da natação paraolimpica ta treinando geralmente, muitos tentando indice pra olimpiadas, então não quero atrapalha-los certo? Por isso quando entro na água pergunto se tiver alguem do lado se esta usando as marcações. Se estiver usando , vou marcando de cabeça, se não esta eu marco por ali. Isso é ética , educação, porem por diversas vezes , os próprios atletas paraolimpicos mexeram nas minhas marcações, isso quando não vem outra pessoa. Ja perdi a concentração por isso, pode parecer besteira mas não é. Fico mais indignado pela falta de educação, porém respiro e continuo, fazer o que???

Ciclismo: Esse também acontece muito, se o pelotão é grande ja vi muita gente não avisando sobre pedra no caminho, arame, sei la, e isso é um perigo.

Então pessoal, vamos prestar mais atenção, ter ética e educação nos principios basicos , pra gente se divertir naquilo que nós gostamos. Bons treinos!!!!!

quarta-feira, 14 de outubro de 2015

Polimento



E ai galera depois de um tempo sem escrever no meu Blog, to aqui de volta, quase vivo, pois os treinos nos últimos meses tem acabado comigo. Mal acabou a maratona do Rio, já emendei treinos longos, sem descanso desde la. Ou melhor, tive uns descansos ativos, e um ou outro dia de descanso mesmo, mas foi bem pouco. Estou a 10 dias de entrar no polimento. Palavra linda essa né? Não aguento mais treinar, nasci pra brincar de prova rápida rs. Agora já foi, cumpri a planilha direitinho, suplementei direito, e a intenção é só terminar essa prova. Não tem muito mais o que fazer.
Ano que vem vou competir menos, e só prova curta. Bora viver um pouco né. Logo cono que prova vou fazer, a unica dica é que dói em qualquer lugar do mundo. Bons treinos abraços.....


segunda-feira, 31 de agosto de 2015

Cirurgia a vista e prova!

Ola passando no Blog apos um tempo sem postar nada. Fui diagnosticado com uma Hérnia umbilical pequena, e terei que passar por uma cirurgia, coisa simples , mas ninguém quer né? Estou quase na reta final para preparação de uma prova, não sinto dores, mas também não tem como fazer exercícios para fortalecer o core, como abdominal, dorsal, abdominal em bola etc.. È pedir pra se lascar. Vou ficar pedalando por um bom tempo na prova e espero não sentir tanta dor na posição devido a musculatura fraca do core. Abaixo vou colocar um texto explicando sobre Hérnia. Bons treinos!!



A hérnia
O que é:

A hérnia da parede abdominal ocorre quando parte de um órgão (normalmente, alças do intestino delgado) se desloca, através de um orifício (chamado de anel herniário), e invade um espaço indevido (saco herniário).

Esse deslocamento somente é possível devido ao enfraquecimento do tecido protetor dos órgãos internos do abdômen, que pode ocorrer em consequência de um problema congênito ou pode estar associado a esforços em demasia (exercícios físicos, gestação ou obesidade, por exemplo) que deixam a parede abdominal fragilizada.

O maior perigo da hérnia surge quando há a conjunção de dois fatores: grande volume do órgão deslocado – aumentando o conteúdo no saco herniário – e anel herniário estreito, o que dificulta o vai-e-vem do órgão. Esta situação faz com que o conteúdo herniário fique preso (encarcerado) no saco herniário e sujeito a provocar o estrangulamento herniário, que implica na torção das alças intestinais. A torção pode provocar obstrução intestinal, que tem como sintomas as cólicas abdominais e a dificuldade para eliminar gases e fezes.

Esse quadro é muito grave e exige cirurgia em caráter de urgência, pois a compressão dos vasos sanguíneos promove a gangrena da alça intestinal torcida e a sua ruptura. Consequentemente, ocorre uma infecção grave que se estende para a cavidade peritoneal, fazendo um quadro de peritonite aguda. Diante disso, a cirurgia é emergencial, pois há risco de morte.

Tipos:

As hérnias mais frequentes na região envolvida pela parede abdominal são:
epigástrica: ocorre na linha média do abdômen (Linha Alba), como resultado do afastamento dos músculos retos abdominais (dois músculos localizados na parte anterior e central do abdômen, acima do umbigo). A cirurgia é o procedimento indicado para tratar, pois não há fechamento espontâneo dessa hérnia.
umbilical (ou paraumbilical): surge exatamente na região da cicatriz umbilical, geralmente, quando uma alça intestinal atravessa o tecido muscular. Isso pode acontecer por um defeito congênito ou adquirido, devido a esforços em demasia, gestação ou obesidade.
No início, o principal sintoma é dor local ao toque ou quando é feito algum esforço. Ao longo do tempo, surge um abaulamento. Se a hérnia for diagnosticada ainda no início é possível reduzir o conteúdo herniário, retornando-o para seu local natural. Mas se esse conteúdo estiver muito volumoso e com um anel herniário estreito, a hérnia umbilical pode se tornar irredutível, aumentando o desconforto e as dores. Esta situação é perigosa, pois pode acontecer o estrangulamento herniário.
Os bebês estão mais vulneráveis a este tipo de hérnia, mas neles, normalmente ela desaparece espontaneamente ao longo dos primeiros anos de vida.
inguinal: Atinge a virilha (zona de junção entre a coxa e a parte inferior do abdome) e corresponde a 80% dos registros da doença. Os homens são mais vulneráveis a esse tipo de hérnia e ainda sofrem o risco de terem a doença expandida para os testículos, desenvolvendo, assim, a hérnia inguinoescrotal.
inguinoescrotal: ocorre na bolsa escrotal, normalmente, em consequência da hérnia inguinal que se expande e invade essa estrutura.

Tratamento:

Em geral, somente o procedimento cirúrgico é eficaz para tratar a hérnia. Qualquer outro recurso poderá, no máximo, atenuar os sintomas. Sem o tratamento adequado, a doença tende a progredir e corre o risco de exigir cirurgia de urgência, pois quando cresce em demasia, a hérnia pode ficar encarcerada (presa do lado de fora), causando até risco de morte.

Em termos gerais, esse tratamento cirúrgico em adultos deve incluir o implante de uma prótese (tela) para reforço da área fragilizada.

Fonte: Sociedade Brasileira de Hernia e parede abdominal.

quarta-feira, 29 de julho de 2015

Maratona do Rio 2015

No dia 25 embarquei com minha esposa mais uma vez pro Rio de janeiro pra fazer a Maratona do Rio, dessa vez ia ser mais especial, pois seria a primeira prova dela, a 6 km da olympikus family. Eu estava na segunda maratona, essa qual escolhi o Rio novamente, percurso muito bonito, que vale a pena. Cheguei de manhã já estava chuviscando no Rio, tanto que fui atras de comprar um guarda chuva rs. Fui direto pra entrega dos kits. Minha esposa estava toda animada na feira , pegou kit tirou fotos, assistimos a palestra do Dr drauzeo varella muito boa por sinal, demos muitas risadas, e realizei uma coisa muita bacana conhecer o maratonista Wanderlei cordeiro, um dos maiores no Brasil. Quem não se lembra da Olimpiadas de Atenas ou do Bicampeonato panamericano dele?? Muito simpático por sinal. A feira foi show, olhei os produtos e me surpreendi com olimpikus Rio 3, pretendo comprar ele. Só não comprei porque estou com vários pares novos aqui. Não teria necessidade no momento.  Bom no sábado não fiz muita coisa , foi mais a feira mesmo, como já conheço o rio, fui diversas vezes, restava descansar.

Domingo

Acordei as 4 da manha, tomei meu café da manhã meio improvisado já que no hotel seria servido apos as 6:00 e o ônibus da largada era as 5:00 e levei algo pra comer antes da prova . A largada era 7:30, de amigo no domingo só encontrei o Majoyslei de Uberlândia, pessoal todo de Limeira e do Twittersrun acabei não encontrando, só no sábado encontrei o Yuri e o Rafito do Rio. Bom vamos a prova.

A Prova

A meta era ousada correr abaixo de 3 horas, minha primeira maratona em 2012 saiu 03:06:57 no qual não treinei direito e fui para prova direto de uma lesão no quadril. Em 2015 fiz todo treino sem lesão até 3 dias antes da prova, isso mesmo que você leu, 3 dias antes pisei numa pedra e meu pé torceu. Cheguei em casa com ele inchado e doendo, coloquei gelo, fu ino médico que passou um anti-inflamatório mais forte e assim foi de quinta a domingo, tomando remédio. Estava na minha melhor fase acho, consegui fazer todos os longos, nao fiz muito treino de ritimo, mas os de tiro foram todos certinhos, e ainda treinei natação e ciclismo normalmente, ja que tenho uma prova longa no final do ano. E dessa vez não queria cometer o suicidio na prova igual da primeira vez, eu sabia o que me esperava.
Bom dado a largada é um tumulto né, passei o 1 km a 5:00 por km, ja esperava por isso, começo é difícil de correr, Depois a meta era manter 04:13 por km ate as subidas pois eu sabia que depois o ritimo ia diminuir um pouco. E  eu sabia que se passar os 21km a 01:28 que seria confortavel pra min, a segunda metade da prova tudo caminharia pra dar certo meu sub 3. Ainda estava acreditando mesmo lesionado. E assim foi, passei todos quilômetros conforme treinado até o 28 km, depois das subidas tornozelo começou a doer demais, nas subidas as ruas eram pouco tortas, eu tentava achar um ponto mais reto, mas mesmo assim tava doendo, problema não era nem a rua era o tornozelo, do 30 km em diante, vi que não ia dar sub 3, e meu adivil estourou rs. Começou a despencar ritimo com a dor, fui trabalhando meu pisicologico pra terminar a prova em 03:12:44 , E assim foi ate o final. Foi duro mais terminei , mais uma maratona. Nem tem muito o que falar, só de terminar, me sinto um vencedor, agora é tratar a perna que tenho outra prova dura final do ano. E no ano que vem pensar em abaixar esse tempo na maratona. Agora resta as dores, mas ja voltei aos treinos na terça que nadei 3,400m e hoje pedalei 50 km. Segue o baile rs. Abaixo as fotos do Rio . Bons treinos!!!!





















quinta-feira, 9 de julho de 2015