quarta-feira, 31 de março de 2010

Quarta feira

Hoje acordei bem pior dos sintomas que eu estava, não dormi a noite nem 1 minuto, muita febre chegou a 39 graus cheguei a tomar dois banhos de madrugada e nada de abaixar, ai hoje não teve como passei pelo médico, começei a tomar antibiótico, hoje no meio do dia ja me senti pouco mais disposto, até pensei em nadar mais vo deixar para amanha mesmo, durante o dia minha temperatura se normalizou, espero ficar bem hoje, até porque estou de plantao no hospital, trabalhar ruim ninguem merece!

Abraços bons treinos

terça-feira, 30 de março de 2010

Evite antes de correr


Lista de 10 alimentos a serem evitados pelos corredores antes do treino
Todo corredor sabe que manter uma dieta equilibrada é um dos fatores mais importantes para quem pratica atividade física e deseja obter melhores resultados. Alguns alimentos, ao serem ingeridos antes da prática do esporte, podem prejudicar o desempenho do atleta. Por isso, o O2 Por Minuto fez uma lista com 10 alimentos que você deve evitar antes de correr.
Alimentos Gordurosos
Os alimentos ricos em gordura tornam a digestão mais lenta e também demoram para se transformar em energia. Assim, atrapalham a performance do corredor durante a prova.

“Os alimentos que contém gorduras, como manteiga, margarina e leite integral só devem ser usados 2 horas antes do treino, porque tornam a digestão lenta. O atleta precisa de energia disponível quando inicia o exercício e durante a prova. Se ele se alimentar com alimentos gordurosos, os ácidos graxos permanecem no estômago e no intestino por mais tempo, dando a sensação de estômago pesado, podendo causar mal-estar, e levando à vômitos caso o corredor não esteja adaptado a esta refeição antes da corrida” explica Ana Paula de Souza, nutricionista da Clínica de Nutrição Santé.

Fibras
“Existem alimentos saudáveis, ricos em fibras e cheios de vitaminas e minerais, porém, nem sempre o que é saudável é a melhor opção antes do treino”, afirma Mariana Escobar, nutricionista da VITTA Exercício & Clínica de Saúde.

Alimentos como granola, aveia, saladas, pães integrais e cereais não são a melhor opção antes da corrida, pois demoram a ser digeridos e podem estimular o processo gastrointestinal. “As saladas, por exemplo, principalmente cruas, além de diminuírem o tempo de esvaziamento gástrico, ainda provocam calmaria e sono, prejudicando a performance”, diz Ana Paula.

Leite
Para muitas pessoas, o leite faz parte do café da manhã, e tem grande importância por ser rico em proteínas. Porém, para quem vai realizar uma prova ou sair para treinar, ele não é indicado, pois pode causar desconforto gástrico, como explica a nutricionista Aline Castro.

“Se ingerido antes do treino ou da prova, o leite deixa lento o esvaziamento gástrico. Além disso, a lactose tem um efeito calmante, o que pode gerar no atleta, durante a atividade física, enjôo e sono”.

Alimentos de Alto Índice Glicêmico
Os alimentos e bebidas que contêm alta concentração de açúcar também podem prejudicar o desempenho do corredor se ingeridos antes do treinamento.

“Açúcares simples, suco de laranja, suco de uva, melados, ou seja, alimentos de alto índice glicêmico, elevam a glicemia muito rápido, além disso, também estimulam a liberação de insulina. Níveis elevados de insulina antes do exercício podem ocasionar uma hipoglicemia de rebote”, explica Mariana.

Carnes
“Todas as carnes contêm gordura intrínseca não visível e também dificultam a digestão. A energia proveniente dos alimentos, seja para armazenamento ou para uso imediato pelo organismo, só acontecerá quando os nutrientes já tiverem passado pelo processo de digestão e estiverem na corrente sanguínea, encaminhando para células e tecidos muscular e hepático”, afirma Ana Paula.

Com a demora da digestão, o corpo não poderá usufruir da energia gerada por esse tipo de alimento. “Se o treino é daqui a 30 minutos, um atleta não deverá consumir a carne, pois leva cerca de 3 a 4 horas para que a digestão dela seja feita. Dessa forma, o corredor não terá energia disponível, mas sim muito alimento no estômago”, completa Ana Paula.

Refrigerantes
As bebidas gaseificadas também devem ser evitadas antes dos treinamentos e corridas. “Os refrigerantes, principalmente os de cor escura, não são boa opção antes da prática do esporte, pois podem gerar desconforto gástrico no atleta, podendo causar também gases”, afirma Aline. “Além do desconforto gástrico gerado, por ser uma bebida gaseificada, o refrigerante também contém alta concentração de cafeína, o que pode aumentar a sede durante a prova, causando desidratação”, completa a nutricionista.

Chocolate
Apesar de ser uma reconhecida fonte de energia, o chocolate também não deve ser ingerido antes da prova, como explica Ana Paula de Souza.

“O chocolate contém também muita gordura, tornando a digestão mais lenta. Além disso, a energia fornecida por ele não é instantânea, como no caso de uma fruta ou biscoito, que contêm carboidratos e frutose, energias disponíveis nas células e nos músculos”.
Para substituir o chocolate, Mariana Escobar dá a dica. “Se não conseguir ficar sem o chocolate, as barras energéticas de sabor chocolate são uma boa opção”.

Bebidas Alcoólicas
Durante a prova, o atleta já sofre com a desidratação causada pelo suor, e o álcool em nada ajuda nesse processo, muito pelo contrário, apenas intensifica a perda de líquidos no corredor.

“O álcool tem alto poder diurético, o que só acelera a desidratação do atleta durante a prova. Outro fator importante para a não ingestão de bebidas alcoólicas antes da corrida é que ela causa diminuição do reflexo e desequilíbrio, o que não é nada bom para uma pessoa que está praticando uma atividade física”, afirma Aline Castro.

Massas
As massas, se ingeridas pouco tempo antes da prova, em quantidade excessiva, podem atrapalhar o desempenho do atleta. “As massas são carboidratos complexos que devem ser ingeridos no máximo até 2 horas antes do treino”, diz Ana Paula. “A lasanha, por exemplo, deve ser evitada, pois tem queijo, molho vermelho e presunto, fontes de lipídeos e proteínas que também deixam lento o trânsito intestinal e não disponibilizam energia imediata ao atleta. A lasanha é uma ótima fonte de energia para um jantar, para repor glicogênio muscular e proteínas”.

Alimentos Condimentados
Os molhos apimentados e alimentos que contêm muitos condimentos são grandes vilões para os corredores, já que não são de fácil digestão e também podem prejudicar o desempenho durante a prova.

“Os alimentos desse tipo geram grande desconforto gástrico, principalmente se ligados ao treinamento físico. Podem causar diarréia e flatulência, além de machucar a parede do estômago do atleta”, comenta Aline Castro.

treino de ontem ( relatos de um gripado).



Ontem tinhamos educativos , e circuito, retas progressivas, segunda feira são reservados pra eles, sobre orientação do nosso coach. O tempo aqui estava meio ruim querendo chover , esse tipo de treino a gente faz na pista de corrida de um parque aqui, numa parte coberta que tem la, eu nem lenbrei de levar blusa, ai durante o treino fez um frio lascado e uma ventania ,eu tava suado, pensei em abandonar o treino na metade pra não ficar doente, mais acabei continuando.
Detalhe hoje acordei febril, dor de garganta, torcicolo e fraqueza, ninguem merece a gente quer completar a planilha certinho , mais ai acontece isso , o pior q tenho prova dia 11 , e quando tenhu esses sintomas fico 1 semana ruim , pra 1 semana pra recuperar afff, a gente ja conhece nosso corpo né.
Justo hoje que é minha folga do trampo, e eu ia treinar as 3 modalidades!! Mais ta valendo vo tentar me recuperar rápido e voltar a treinar!!

Bons treinos pra quem ta sem gripe kkkkkk

domingo, 28 de março de 2010

Treino de domingo

Hoje sob o tempo meio ruim saimos para o treino mesmo assim, estavamos desacreditados que iriamos treinar porque choveu , parou choveu, ai por fim liguei pro anderson e decidimos sair da casa do fabio. Fomos eu fabio, anderson e a marta. fizemos 60 km num ritimo bom , com alguns tiros principalmente em subida, martinha fez o primeiro pedal pós cirurgia e posso garantir ta pedalando muito com sua specialized com roda zipp, pedalou tempo todo com nós, sofreu um pouco na subida mais como primeiro treino ta ótimo parabéns menina, brasileiro ta chegando não pode deixar cair a peteca, logo que terminamos o pedal cheguei em casa e sai correr 45 minutos, bem por hoje é só amanha tem treino com nosso coach, só descansar!
Bons treinos a todos vcs!!!

Texto inspirador para triatletas

Existem os que usam a mesma roupa.
Existem os que carregam amuletos.
Os que fazem promessas,
Os que imploram olhando o céu.
Os que acreditam em superstições.
Existem os que continuam correndo quando as pernas tremem.
Os que continuam jogando quando o ar se acaba.
Os que continuam lutando,
Quando tudo parece perdido,
Como se cada vez, fosse a última vez,
Convencidos de que a vida em si é um desafio.
Sofrem, mas não se queixam, porque sabem,
Que a dor passa, o suor seca,
O cansaço termina.
Mas há algo que nunca vai desaparecer:
A satisfação de ter conseguido.
Em seus corpos há a mesma quantidade de músculos,
Em suas veias corre a mesma quantidade de sangue;
O que os torna diferentes é seu espírito.
A determinação de alcançar o topo.
Um topo ao que não se chega superando aos outros,
Mas a si mesmo.
Lanço meus sonhos alem do horizonte dos meus olhos.
Abro meu espirito a grandiosidade do meu ser.
Educo minha vontade na perseverança de meus atos.
Creio nas pequenas coisas da mesma forma das grandes.
Acima de tudo sou fiel a minha crença e sou suficiente para alimenta-la.
Coloco em um só instante minha capacidade,todo meu esforço.
Sou capaz da vitória humilde e da derrota nobre.
Enriqueço minha alma dignificando meu corpo.
Tenho no esporte o amigo mais certo e leal.

SOU Triatleta
...... __@
...._ \> Z
...(_)/O(_)

sábado, 27 de março de 2010

treino de sabado

Sai cedo pra pedalar 55km pela bandeirantes, hj até que o vento tava contra, muito bom isso, vamus consumir energia, é bom ter essa adversidade de vez em quando, fui junto com meu brother ivan, aproveitei e fiz alguns tiros na pista mais nada forte nem longo, amanha o pedal vai ser mais longo e mais forte, hoje ainda vou correr, vo fazer fartleck, ta na planilha , vamus obedecer, essa semana ta longa viu não acaba logo, Bons treinos a todos

sexta-feira, 26 de março de 2010

Diogo Sclebin é ouro em Medelín

O carioca Diogo Sclebin deu uma verdadeira aula na segunda etapa do triathlon, primeira na distância olímpica da IX edição dos Jogos Sul-Americanos de Medelín, na cidade de Guatapé (Colômbia), nesta sexta feira.

Depois de sair em sexto da água, Diogo que é especialista em provas com distâncias olímpicas traçou uma estratégia perfeita depois de pedalar no primeiro pelotão e esperar o momento certo para atacar e sair com a vitória e a medalha de ouro para o Brasil. Henrique Siqueira, que conquistou a prata na ultima quarta feira não nadou bem e fechou a disputa na nona colocação. Os outros brasileiros Bruno Matheus e Wesley Matos ficaram com a 14ª e a 17ª colocação.


1º - Diogo Sclebin 1:57:58
2º - Jorge Eduardo Suarez 1:58:02
3º - Oscar David Bohorques 1:58:22

Fonte:Prólogo

Treino de sexta

Começou com natação fora 300m de perna, 300m braços, 300m de craw, depois 20 min corrida pra aquecer, educativos de corrida, circuito c/ 15 exercicios 5 series, vai chegando fim de semana o cansaço aumenta , mais a semana termina no domingo né, intão treino até la sem folga.
Abraços bons treinos

quinta-feira, 25 de março de 2010

O risco dos antiinflamatórios

O risco dos antiinflamatórios

As dores musculares são comuns após uma prova ou treino pesado, mas tomar medicamentos para combatê-las pode ser um risco.

Pode parecer simples recorrer aos antiinflamatórios logo que as dores fisiológicas começam a aparecer depois de treinos pesados ou provas. Com a desculpa de que os médicos não titubearão na hora de recomendar o uso desses medicamentos, alguns esportistas abusam de seu uso, o que pode trazer graves consequências.

“Os antiinflamatórios só são recomendados quando a dor seja patológica, e não fisiológica. Essa dor ou inchaço muscular ocorrerá pela falta de condicionamento físico do atleta, que não fez o aquecimento e alongamento corretamente”, diz Marco Azizi, angiologista e médico do esporte da cardiomex-RJ e do Fluminense Football Club.

As dores no corpo aparecem depois de um treino como uma forma de prevenção, para que ele não se desloque de forma exagerada, já que pode ter ocorrido algum problema. Com o tempo é provável que as dores sumam, e o treino pesado pode ser realizado naturalmente. Caso elas persistam, é hora de procurar um médico.

Por não querer esperar que o seu corpo se recupere naturalmente, o atleta acaba apelando para os medicamentos, contrariando o metabolismo, já que esse medicamento acelera essa recuperação muscular.
O antiinflamatório é usado por profissionais da área da saúde a partir do momento que uma lesão é detectada. Com o uso do medicamento, os inchaços e dores passarão, deixando mais fácil para que o médico possa traçar um tratamento possível para o paciente.

“Existem atletas que usam indiscriminadamente o antiinflamatório. Às vezes, até depois do treino por causa da dor. Mas é preciso entender que a dor excessiva após o treino é resultado de um erro no processo de treinamento e tirar a dor com medicamentos pode mascarar uma lesão mais séria e gerar um estresse no organismo, pois a lesão se potencializa”, explica Renato Romani, médico do esporte e professor do CEMAFE (Centro de Medicina da Atividade Física e do Esporte) da Unifesp.

O uso incorreto também pode trazer efeitos colaterais e muitos incômodos, fato que danifica muito a saúde do atleta. “Aqueles que são suscetíveis podem ter alergia, urticárias, edemas de glote, entre outros”, diz Azizi.
Quando o antiinflamatório é indispensável?

Quando é constatada uma lesão de grande nível, o antiinflamatório pode ser necessário. Mas não sozinho. O seu uso só será relevante quando aliado a outros tratamentos simultâneos, trazendo uma melhora em um tempo menor.
Um desses aliados dos antiinflamatórios é a fisioterapia, que ajudará no fortalecimento da musculatura e da parte óssea, sendo mais adequada para uma boa recuperação e de uma possível volta mais ligeira ao esporte.

“Toda vez que se intervém em um processo natural do corpo, é preciso fortalecer a musculatura e os ligamentos. Por isso, a fisioterapia é indispensável”, afirma Romani.

Fonte:O2 por minuto

segunda-feira, 22 de março de 2010

Treino de hoje segunda

Hoje encontramos com nosso técnico de corrida pra treinar, educativos, e circuito, foi um treino mais curto de 1 hora e meia , porque ontem todos competiram , eu fabio, marta, mauricio, competimos os 5km do gran e o anderson o duathlon do horto florestal, logo na chegada conversamos um pouco sobre nossos tempos que foram altos, todo mundo na base nao podia esperar muito, aproveitar e dar os parabéns ao anderson que ficou em 3 lugar geral no duathlon, mesmo treino estando pela metade deu pra cansar. Amanha de manha, tenhu un treino de fartleck, e a tarde natação, e a noite to de plantão no hospital, tem que trabalhar também né!
Bons treinos a todos e boa semana

Novidades iron man

Em clima de Ironman BR, Asics cria linha para o Triathlon


A Asics, patrocinadora do Ironman Brasil 2010, que será realizado no dia 30 de maio em Florianópolis, criou uma linha de roupas específica para a prática do esporte.
São macaquinhos, bermudas e tops, além de trazer da Austrália o tênis GEL- Noosa Tri 5 e GEL-Noosa Tri 25TH (edição Comemorativa de 25 Anos do Noosa Triathlon Festival).
A Asics também anunciou o patrocínio do triatleta Reinaldo Colucci, que está invicto na temporada 2010.
Entre suas conquistas mais recentes está o bicampeonato do 19º Triathlon Internacional de Santos, no final de fevereiro.

Fonte: Blog endorfina

domingo, 21 de março de 2010

Prova gran são joão

hoje estive participando da prova realizada pelo gran são joão 5km corrida, prova muito boa percurso legal, água no caminho, embora eu ache que 5 km não de nem tempo pra pensar em água. o percurso é plano a maioria com uma descida grande, mais tanbem no 1,5km pegamos uma subida de mais 1,5km mais ou menos, olha e que subida só via a negada diminuindo o ritimo, eu tentei aperta máximo que pude na subida , porque depois na descida o santo ajuda né? Mais num foi bem assim , sofri na descida tentava apertar ritimo e não ia , enfim tentei o máximo ,o que ta travando é o treino de base, não to fazendo tiro nenhum meu técnico irá passar só daqui 3 semanas, intão corri sem preocupação de tempo, marquei 18 min os 5 km , mais lenbrei de marcar a hora que eu tinha saido do funil , tava tão exausto que esqueci, devo ter passado uns 17:55 mais coloquei 18 min , e outra primeira prova do ano, com base não pode esperar muito, amanha treino pesado, para um duathlon dia 11 em avaré.
Bons treinos a todos!!

sábado, 20 de março de 2010

Amanha corrida do gran são joão

Amanha estarei participando da corrida do gran, serão 5km de corrida, hoje fiz o percurso de bike pra ver, a corrida ja sai numa descida , logo em seguida uma reta longa , e poe longa nisso, em seguida um subidão, não ingreme mais bem longo tanbém, e termina a corrida numa descida novamente.
Acredito que será uma prova rápida pra muitos,pra min vai ser pouco complicado, meu técnico ta passando treino de base, intão to pouco travado, vo correr sem me preocupar com tempo. Vai uma galera la muitos amigos vão estar acho que o clima vai ser legal, encontrar os amigos, e tals.
Amanha posto aqui como foi a corrida pra min
Abraços a todos e boa prova

Uso do gel

Saiba quando e como usar este suplemento que serve como repositor de carboidratos para suas provas e treinos longos

Existem várias formas de potencializar seu físico para os treinamentos e provas, como a musculação, uma alimentação saudável e dedicação, mas uma substância muito comum entre os corredores pode trazer outros efeitos benéficos para o organismo. É o famoso gel. Criado por seus produtores como um meio de repor os carboidratos, as novas tecnologias estão fazendo deste produto um complemento cada vez mais essencial.

Quando criado, o gel era a forma enriquecida dos líquidos repositores, não por ser melhor, mas por ser mais prático de carregar do que as garrafas. Com uma fórmula simples de carboidrato, esse repositor agia rápido no organismo. Seus efeitos porém, acabavam rápido.

Com a chegada das concorrências, o gel foi ficando cada vez mais complexo e inovador. O que antes era apenas uma cadeia curta de carboidrato, se transformou em uma fórmula de médio e grande porte, dando aos corredores uma resposta mais duradoura. As versões mais recentes já contêm aminoácidos, que ajudam a conter o cansaço mental e físico, e até cafeína.

Função
A principal função do gel é dar suporte ao corredor de longa distância (15 km pra cima), que necessita de um estimulante que ajude a manter a forma física no seu auge durante a prova, para que o corpo não sinta falta de nenhum nutriente e que tenha calorias pra queimar.

O gel tem sido usado também antes dos treinamentos, no lugar das refeições. “É comum pessoas que não conseguem se alimentar corretamente antes dos treinos e competições tomarem um gel para darem suas passadas” essa prática, porém, não é recomendável. “Nada substituiu uma fruta antes de treinar”, completa o professor Zeca, diretor técnico da Z.Track.

Gel nas provas e corridas
Diluído em água ou puro, o gel é uma boa pedida durante provas longas, sendo usado de duas a três vezes, dependendo da distância do evento. Já nos treinamentos, o seu uso é mais correto quando a energia gasta é alta, necessitando de uma fonte energética que compense o que já foi liberado.

“Mesmo que o uso do gel seja benéfico para os corredores e que aparente ser inofensivo, é importante o atleta ter um contato com uma nutricionista antes de começar a usar o produto para melhorar a performance”, analisa Priscila Di Ciero, nutricionista esportiva.

O valor do produto varia de acordo com a quantidade de nutrientes em seu composto. Quanto mais substâncias benéficas o produto possuir, mais alto será o seu valor no mercado.

sexta-feira, 19 de março de 2010

Alongar ou não alongar?

Alongar ou não alongar?

Recentemente, o assunto virou polêmica entre os especialistas da área esportiva. Veja o que é melhor para você

Você deve alongar antes do exercício?

Infelizmente, não há nenhuma resposta simples para essa pergunta. O que podemos dizer é que não há nenhuma evidência científica sólida de que o alongamento, principalmente aquele realizado um pouco antes do exercício, tenha quaisquer benefícios. Mas também podemos dizer que não há nenhuma evidência de que o alongamento vá causar danos. Além disso, há uma longa tradição médica e de técnicos que recomendam o alongamento antes do exercício, que não deve ser ignorado. Portanto, os atletas que querem evitar a lesão podem ou não beneficiar-se do alongamento como componente chave do aquecimento antes do exercício.

Um fator que claramente diminui o risco de lesão é manter uma boa condição cardiovascular (aeróbica) durante todo o treinamento, fora da temporada e enquanto estiver se recuperando de uma lesão. A prática mais valiosa do aquecimento inclui atividades como corrida leve, natação, ciclismo, salto etc. Esse tipo de aquecimento fará com que você esteja pronto para jogar ou praticar com menor risco de distender um músculo ou apresentar outra lesão.

O alongamento como rotina de aquecimento deverá ocorrer principalmente se você praticar algum esporte no qual a flexibilidade é uma vantagem, como ginástica, corrida com barreira, mergulho e dança, pois é preciso garantir uma excelente amplitude de movimento ao redor de suas articulações. Particularmente, se você souber que não é flexível, considere incluir o alongamento desde que integrado a um programa que também inclua a atividade aeróbica como parte do aquecimento. Na verdade, o alongamento deve ser sempre feito após um período de exercícios aeróbicos quando seus músculos já estiverem aquecidos, pois é mais fácil alongá-los e o efeito do alongamento durará mais que quando alongados sem estarem aquecidos. Se você já tiver excelente flexibilidade, seria melhor usar seu tempo antes do exercício aumentando as atividades aeróbicas ou específicas daquele esporte em seus procedimentos de aquecimento.

Mais que o alongamento antes do exercício, pense em fazer o alongamento após o exercício ou em casa, fora do contexto esportivo ou fora do ambiente de treino. Estudos indicam que é mais provável o benefício com esse tipo de alongamento, realizado de 3 a 5 dias por semana.

Se você pratica um esporte que exija saltos, levantamentos, arremessos ou outros tipos de força de explosão, saiba que o alongamento um pouco antes do exercício pode causar uma redução temporária na força e provavelmente deve ser evitado antes da competição. Portanto, se você sentir que o alongamento ajuda o seu desempenho esportivo global, considere a implementação do seu programa de alongamento após e não antes de seu evento.

quinta-feira, 18 de março de 2010

Treino de hoje

Hoje acordei por volta de 6 da manha pra fazer um pedal de ate 70 km conforme planilha, como ja tinha que ir na sport bike fui pedalando, acabei cortando caminho pela pista limeira-cordeirópolis não aconselho ninguem fazer isso , não tem acostamento, perdi um tempão nesse trecho, que dura 10 km. Logo peguei a pista de cordeirópolis-rio claro ai foi bem tranquilo, fiz os 30 km em 1hora e 6 minutos de mountain bike fui bem de boa.
Após trocar uma peça la, voltei rapidamente pra não perder o aquecimento logo que entrei na pista passo um maluco de mountain bike que tava indo pra americana, e fomos revezando na pista, até o posto barreirense em cordeiro, chegando nesse trecho fui por estrada de terra, me ferrei peguei um barro lascado, a bike atolou, tive que andar uns 2 km carregando ela, ate um corrego pra limpar ela, demorei pacas esse trecho, mais enfim consegui chegar em casa.
A noite saimos pra correr 50 min eu fabio, anderson tava num ritimo muito bom demos um belo rôle, com direito a forçar na subidas, ando evoluindo minha corrida em subidas isso é importante, bem por hoje eh isso
Bons treinos ai a todos

Overtraining

Overtraining

O excesso de treinamento pode ser prejudicial ao atleta. Saiba como dosar sua atividade física e ter uma prática muito mais segura e saudável
A busca por resultados, sejam eles uma melhora na performance ou um corpo saudável, faz com que alguns corredores acabem praticando o exercício físico de forma exagerada.

Esse volume intenso da atividade física sem descanso adequado, conhecido como overtraining, ou vigorexia, pode gerar, em vez de ganhos fisiológicos para o atleta, problemas como contusões, alterações cardiovasculares, metabólicas, hormonais, motoras e psicológicas.

“O overtraining nada mais é do que quando o corredor treina mais do que o seu corpo suporta. As principais causas desse excesso são o aumento do volume e da intensidade de forma exagerada e sem acompanhamento, e, principalmente, ficar sem o descanso necessário”, explica Kim Cordeiro, diretor técnico da BK Sports.

A importância do descanso
Alguns corredores podem pensar que somente durante o treinamento que os ganhos fisiológicos aparecem. Porém, não é bem assim que funciona o corpo humano. O descanso após as atividades pode acrescentar em força e velocidade.

“O exercício físico é sempre uma agressão ao organismo. Com ele, o atleta sofre microlesões e acumula ácido láctico. O repouso permite que o corpo seja realinhado e, assim, há uma supercompensação, fazendo com que o atleta fique mais forte”, afirmou o fisiologista Raul Santo Oliveira, na matéria do O2 Por Minuto sobre descanso.

Para o diretor técnico da assessoria esportiva Metas Esporte & Entretenimento, Christian Antoniazzi, o descanso é tão importante na vida do atleta quanto uma alimentação adequada e treinos apropriados.

“Costumo listar três fatores básicos, que fazem parte de uma corrida bem feita. O primeiro seria o treinamento realizado de forma correta, de acordo com as necessidades do corredor. O segundo é uma alimentação saudável. E o terceiro é o descanso. Este tripe têm que estar equilibrado para que o corredor não venha a sofrer com problemas”, disse.

O excesso e seus sintomas
Reconhecer o overtraining muitas vezes não é fácil, já que seus sintomas podem se confundir facilmente com as dores naturais de um treino forte de corrida. Porém, a fadiga completa só é atingida quando o corredor passa a ignorar os sinais enviados pelo seu corpo.

“Antes do corredor atingir o overtraining, ele passa a sofrer com alguns sintomas. Quando os ignora, e passa a atropelá-los, seu corpo começa a sofrer uma quantidade grande de problemas”, diz Cordeiro, que listou os principais fatores que podem ajudar o corredor a identificar quando está exagerando na hora de treinar:

- Perda de apetite
- Dores frequentes em mais de um lugar
- Pequenas lesões
- Mudança de humor
- Irritação constante
- Cansaço em demasia
- Aumento da frequência cardíaca em repouso

Quando o corpo já está em um ponto de fadiga total, lesões mais graves podem aparecer, além do agravamento dos sintomas já citados. “O excesso pode causar lesões por estresse, em mais de um ponto, musculatura cansada, além da perda do apetite e o sono desequilibrado”, afirma Antoniazzi, que ressalta a importância do acompanhamento de um especialista.

“Com a ajuda de um treinador, o corredor consegue identificar melhor a hora de treinar, de como efetuar esse treinamento e descansar. O treinador sabe as reais necessidades do atleta e até que ponto ele consegue ir sem sofrer com lesões”.

quarta-feira, 17 de março de 2010

O que é canelite

Canelite



Parte dos corredores de médias e longas distâncias apresenta dor na canela. Saiba o que é e como tratá-la.

Quem costuma correr médias e longas distâncias normalmente fala sobre as “canelites”. Também conhecida como “shin splints” ou “tibialgias”, esse tipo de problema chega a contabilizar 10% a 15% das lesões que acometem os atletas de corrida.

O quadro mais comumente descrito é a dor na região da canela, que normalmente está relacionada ao impacto repetido da corrida. Só que essa dor piora gradualmente durante a prática do exercício, e, em alguns casos, melhora quando o corpo está bem aquecido, retornando ao final do exercício.

Além da dor, pode ocorrer um edema na região. A canelite é uma inflamação da parte mais externa da tíbia, também conhecida como periostite, ou dos músculos e tendões que se inserem nela. Em casos mais graves, pode levar a uma fratura por estresse.

O que gera?
São diversos os motivos que podem geral essas lesões: corrida em terrenos irregulares ou superfícies muito duras, fraqueza dos músculos da perna (como os tibiais), falta de alongamento da panturrilha, aumento da distância, freqüência ou velocidade da corrida de maneira excessiva, treinamento sem orientação de um profissional, pronação excessiva do pé (pisar para dentro), supinação excessiva dos pés (pisar com a parte de fora dos pés), calçado inadequado. Para completar, corredores iniciantes são mais propensos a desenvolver o problema.

Prevenção da lesão
Essas lesões podem ser prevenidas se algumas atitudes forem tomadas. Mas é necessário que o atleta realize de maneira regular e consciente.

Utilizar tênis específico para seu tipo de pisada, trocar o calçado a cada 500 a 800 km, não aumentar a carga de treinamento mais que 15% por semana, manter a musculatura da parte posterior da perna (panturrilha e isquiotibiais) alongada, fortalecer a musculatura dos membros inferiores, principalmente os músculos tibiais (que fazem a flexão dorsal do pé) e sempre fazer aquecimento antes de começar a prática esportiva.

Tratamento
Após a confirmação do diagnóstico pelo ortopedista, o tratamento é baseado em fisioterapia com aparelhos responsáveis pela diminuição da inflamação e dor e acelerar a reparação dos tecidos. Quando o quadro de dor for menos intenso, inicia-se a seqüência de exercícios de alongamento da região posterior da perna, que pode ser feita com uma faixa puxando a ponta dos pés na sua direção ou pisando em uma rampa inclinada a 45 graus com uma das pernas. Também é necessário o fortalecimento dos músculos tibiais e isso pode ser feito ao bater o pé de maneira contínua e em alta velocidade por 1 minuto.

Esses exercícios, além de tratar o quadro já instalado, previnem novas lesões. Caso o tratamento não seja realizado, o quadro pode evoluir para uma fratura por estresse e até mesmo uma cirurgia nos casos nos quais o tratamento conservador é falho.

Procure sempre um profissional especializado para o tratamento correto de suas lesões.

Bom treino.

terça-feira, 16 de março de 2010

Treino de hoje e planilha

Hoje sai pra pedalar de leve, ja que amanha treino 2 periodos, sai sentido santa barbara a principio pra pedalar 40 km, no caminho trombei meu brother ivan, po legal estendi o pedal por mais 15km , ja que ia pedalar leve forçei um pouco mais.








Foto do treino de hoje eu e o Ivan


Hoje fiquei de pegar a planilha que meu técnico germano fez, ta uma galera treinando com ele, eu fabio, anderson , marta, mauricio, e tem mais uma galera chegando, tenho uma história legal com germano, porque sempre treinei com ele, desde moleque, intao conheço o trabalho que ele faz no atletismo, revelando varios atletas entre eles Maíla paula machado dos 100 metros com barreira , que esteve 2 vezes representando brasil em olimpiadas.
Passei na loja do fabio pegar minha planilha , mais tava com ele no carro, confesso que fiquei ancioso pra ver o que ia rolar, mais em compensação vi a planilha da marta e posso dizer que ta bem forte, se a dela ta assim imagina dos cuecas? quero nem ver amanha passo pegar a minha. O treino esta com bastante educativos, que são de fundamental importancia pra quem quer correr bem, sem rastejar, lenbro o quanto ja treinei isso na época do sesi, chegava fazer esses educativos por 100 metros diversas vezes, foi uma época muito boa na qual evolui bastante, espero evoluir mais agora, a bike meus treinos acho que foram reduzidos bastante dando atenção a corrida, como ele fala, quem corre pedala quem pedala naão corre!! Hoje pedalando tava pensando nisso, treinei pedal sexta , sábado e domingo foram treinos bem fortes, ontem quando fui fazer fartleck dei uma travada legal fim do treino.
Pensando no lado fisiológico da coisa, faz sentido quando corremos trabalhamos músculos que nao trabalhamos tanto quanto pedalamos, exemplo quando pedalamos o musculo gastrocnêmio não faz tanto esforço o que sentimos é o vasto medial , vasto lateral, reto fêmural, já quando corremos trabalhamos todos esses músculos, essa achu q é uma explicação clara pra isso, falo um pouco disso por entender pouco de anatomia ja que me formei em enfermagem e acupuntura. Não é difícil você ver neguinho pedalando igual gente grande e correndo igual moleque, acho um pouco de falta de estratégia, mas enfim cada um faz seu treino , cada um tem seu técnico, é pura questão de gostar de trabalhar com quem você tem confiança. Bem vo ficando nessa.

Bons treinos

Como reconhecer a desidratação

Como reconhecer a desidratação



Veja as dicas de como repor os líquidos e sais minerais que seu corpo perde durante a atividade física

Alguns praticantes de atividade física não percebem o quanto realmente transpiram. E nem a rapidez com que podem se desidratar. Ainda que as pessoas transpirem de maneiras diferentes, a perda de líquidos e sais minerais pode causar problemas para todos os atletas.

Se os líquidos e os sais minerais perdidos com o suor não forem repostos de maneira correta, a desidratação e a fadiga precoce são inevitáveis. Como isso não demora muito para acontecer, é importante que os corredores controlem a sua perda de peso durante o exercício. Mesmo a perda de 2% dos líquidos corporais pode comprometer seriamente o desempenho, causando fadiga e afetando as habilidades cognitivas.

Uma forma fácil para saber quanto você perdeu com o suor é se pesar antes e depois do exercício, controlando quanto é ingerido de líquido durante a práica do esporte. Por exemplo, se durante a atividade física você perde 1 Kg depois de uma hora de exercício – não se anime, esse peso perdido corresponde a perda de água pelo suor e não de gordura. Para manter o corpo funcionando a 100%, e ajudá-lo a queimar as gorduras de forma mais eficiente você deverá beber 1 L ou o mais próximo desta quantidade que você tolerar, sem exceder 1,5L. Mas não se assuste, não precisa ser num gole só. Essa quantidade deve ser consumida ao longo das horas após o exercício.

Para saber quanto é necessário ingerir para compensar a perda, a regra é simples: para cada 100gr de peso perdido, depois do exercício, devemos repor no mínimo 100ml e no máximo 150ml (ACSM, 2007).

Peso perdido durante o exercício (em gramas) + A quantidade de líquidos consumidos durante o exercício (em ml) = Quanto deveriam beber (em ml)

Fique atento aos sinais de advertência da desidratação e não espere para suprir os líquidos e sais perdidos:

- Dor de cabeça
- Fraqueza
- Fadiga
- Vertigem
- Irritabilidade
- Cãibras musculares
- Tontura

A desidratação, além de prejudicar a performance física, aumenta o risco de lesão e o risco de doenças provocadas pelo calor. Portanto, atente-se aos sinais do corpo e acrescente na sua rotina de exercícios a ingestão de repositores hidroeletrolíticos (isotônicos).

Se os sintomas persistirem, ou incluírem desorientação, ondas de calor, calafrios, vômitos, náuseas, e/ou alteração da consciência, procure orientação médica.

Fonte: GSSI – Gatorade Sports Science Institute

domingo, 14 de março de 2010

O tênis certo

O tênis certo

“A corrida é um esporte democrático e fácil de praticar, já que o atleta só necessita de um par de tênis e boa vontade”. Certo, você já deve ter ouvido esta frase, mas será que escolher o calçado ideal é tão simples quanto parece? A cada dia, grandes marcas esportivas lançam novos modelos, com cada vez mais especificidades e diferenciais, que prometem melhorar seu desempenho.



O mais importante na hora de fechar a compra de um tênis, porém, não é a marca, o preço, nem o design, mas adequar o modelo certo para suas características, seja de corredor, como pisada, quilometragem e tipo de treino, com as características pessoais, de peso, altura, já que, a cada quilômetro percorrido, o atleta recebe, aproximadamente, de 500 a 1.200 impactos.

“Nosso movimento é como uma corrente, cheia de elos. Até mesmo uma pequena bolha já muda a maneira de caminhar, e, com isso, aparece dor no joelho, na coluna. Por instinto, o corpo poupa o local problemático do pé e muda toda a dinâmica do andar”, explica Miguel Achylles Nucci, mestre em biomecânica pela Universidade Estadual de Santa Catarina.

Como escolher seu tênis
Um tênis bonito, moderno e caro. Perfeito para calçar e correr, não? Errado. A escolha do tênis certo vai muito além e, muitas vezes, nem passa por essas variáveis.

O primeiro mito é do preço. Nem sempre os mais caros oferecem mais amortecimento e, muitas vezes, um tênis mais em conta dá (e bem) conta do recado.

Outro pensamento errôneo é sobre os tênis novos. “O calçado apresenta os melhores resultados após certo período de uso”, explica o educador físico Roberto Bianco, em seu em seu estudo de mestrado na Escola de Educação Física e Esporte da USP.

Uma das recomendações dos especialistas é sobre a vida útil, que não deve ultrapassar 600 km. Para os tênis de competição, a sugestão é de 300 km. Porém, essa margem ainda garante um fôlego extra, segundo estudos de Bianco. Não convém, entretanto, ultrapassar muito essa recomendação.


Nucci tem outra observação. “Quem quer um tênis para maratonas tem de ver, além do amortecimento, uma palmilha especial e cabedal feitos para dissipar ou absorver o suor, senão o pé fica encharcado, causando bolhas.

:: O tênis não pode apertar o pé. O ideal é que sobre até um dedo entre o cabedal e a ponta dos dedos.

:: Quem está acima do peso tem de pensar em amortecimento.

:: Lavar os tênis pode reduzir a vida útil.

:: Importância também às meias: o cano mais alto em relação ao tênis evita bolhas por atrito na parte de trás.

Os tipos de pisada
Para escolher o tênis certo, um passo importante é saber o formato do seu pé e seu tipo de pisada. São três os “tipos” de pé: o de arco alto, o de arco normal e o de arco baixo. Veja a figura abaixo:
















Além do formato do pé, a forma como ele atinge o chão também influencia na escolha do tênis. O fisioterapeuta Reginaldo Fukuchi, membro do laboratório de Movimento do Instituto Vita e do Laboratório de Biofísica da USP, explica quais são os três tipos de pisada existentes e suas principais características:

Pronadora:: “A pronação vai haver em todo corredor, a diferença é que quem é pronador faz isso excessivamente”.

Na pisada pronada, o corredor apoia o lado de fora do calcanhar no chão e move o pé para dentro, passando pelo dedão e terminando no dedinho.












Supinada: “Assim como na pronada, na pisada supinada também acontece pronação, contudo, em um grau bem inferior. Neste tipo de pisada, há uma sobrecarga na parte de fora do pé do corredor”

Aqui, acontece o inverso da pronação. O atleta começa o movimento de pisada com a parte de fora do calcanhar, mas faz um movimento de apoio da parte externa do pé, até o dedinho.












Neutra: “É o tipo de pisada com maior equilíbrio. Nela, há uma pronação mínima, de 8 à 15 graus. O movimento com o calcanhar não sofre nenhuma alteração para os lados do pé”.

Neste tipo de pisada, há um movimento invariável desde o calcanhar até a ponta do pé, e forma uma pegada reta e constante.












Conheça seu tênis
Agora que você já conhece mais sobre a parte fisiológica da passada é hora de entender mais sobre seu tênis. Cada parte do calçado tem sua importância, veja na figura abaixo a função de cada uma delas.




1 Cabedal é o corpo do calçado

2 Palmilha é responsável pela postura correta do pé dentro do calçado

3 Entressola é a camada entre o cabedal e o solado

4 Sola externa é fabricada com diversas camadas, para agir conforme as necessidades de cada parte do pé. A sola do tênis divide-se da mesma maneira que a pisada:

A Calcâneo: Responsável pela estabilidade, amortecimento e impulsão

B Médio-pé: Feito em material duro e resistente, forma uma “armadura” para dar estabilidade

C Antepé: tem o “bico” levantado para facilitar o movimento da passada, que dobra naturalmente a parte da frente do tênis

D Contenção do calcanhar

Abraços a todos bons treinos!!

sábado, 13 de março de 2010

Treino de sábado

Hoje sai pra fazer trilha , ja acordei pensando em fazer em rítimo de competição, decidi ir até cordeiropolis por estrada de terra , ali ta bom pra pedalar, tem um single track longo, a pista ta muito técnica, pois o mato ta pouco alto, ai fiz 2 x 15km , fiz forte o primeiro 15km ai parei em cordeiro comprei uma coca , e fiz mais 15km , foi um puta treino, deu pra cansar mesmo, amanha vo fazer um treino no morro, pegar um pouco de subida!

Abraços bons treinos a todos

Provas de pedestrianismo em limeira

Ola pessoal resolvi colocar aqui as datas da prova de pedestrianismo em limeira, são provas curtas geralmente, mais ja ajuda quando a grana tiver curta, sempre quando tem provas de corrida em outras cidades no minimo que se gasta são 100 reais contando inscrições viagens intão aqui vai uma dica Abraços

LOCAIS E DATAS DA REALIZAÇÃO DAS PROVAS DO
17º CAMPEONATO MUNICIPAL DE PEDESTRIANISMO
NOS BAIRROS


FEVEREIRO
DIA 21- 1º Etapa - Domingo
Local – Escola Municipal do Jardim Santa Eulália.
Patronos: Dr. Paulo Hadich e Ronei Costa Martins. (vereadores)

MARÇO
DIA 21- 2º Etapa – Domingo
Local – Parque Nossa Senhora das Dores (frente ao CAIC).
Patronos: Silvio Brito e José Farid Zaine. (vereadores)

ABRIL
DIA 18- 3º Etapa – Domingo
Local – Centro Comunitário do Jardim do Lago.
Patronos: Carlinhos Silva e Dr. Elizeu Daniel (vereadores)

MAIO
DIA 16- 4º Etapa– Domingo
Local – Centro Comunitário do CECAP.
Patronos: Antonio Brás do Nascimento - Piui e Miguel Lombardi. (vereadores)

JUNHO
DIA 13- Corrida AINDA***

DIA 20- 5º Etapa - Domingo
Local – Belinha Ometo.
Patrono: Dr. Antonio Cesar Cortez. (vereador)
JULHO
DIA 18- 6º Etapa –Domingo
Local – Centro Comunitário do Jardim Ernesto Khul.
Patronesse: Elza Tank. (vereadora)

DIA 25- Corrida Santa Ana***

AGOSTO
DIA 15- 7º Etapa –Domingo
Local – Jardim Santa Adélia
Patronesse: Drª. Nilce Segala. (vereadora)

SETEMBRO
DIA 15- 8º Etapa – Quarta-feira. (Feriado do aniversário de Limeira)
Local – Hípica - Pq. da Cidade
Patrono: Dr. Raul Nilsen. (vereador)

OUTUBRO
DIA 10 – Corrida do Fumaça***
Patrono: Silvio Felix da Silva (prefeito de Limeira)
Dia 10- Campeonato de Máster do Interior – Rui Camargo - CAMAL.***

DIA 24- 9º Etapa – Domingo
Local – Entorno da Lagoa da Radio Educadora - Jardim Piratininga.
Patrono: Mario Botion. (vereador)

NOVEMBRO
DIA 21- 10º Etapa – Domingo
Local – Pista de Atletismo Francisco José Soares - Pista da A.L.A. anexa ao Tiro de Guerra.
Patrono: Almir Pedro dos Santos (vereador)

sexta-feira, 12 de março de 2010

Pós treino no ciclismo

Descubra algumas dicas e informações do que priorizar após uma intensa sessão de pedal


Repor de forma adequada os nutrientes do corpo após uma dura e longa sessão de treinos ou competições é fundamental ao atleta. Com isso, os riscos de fadiga e mal súbito diminuem drasticamente. Muitas pessoas, no entanto, não realizam esse procedimento corretamente, arriscando prejudicar a performance durante a temporada.

Uma boa alimentação e hidratação pós-treino são vitais para a saúde e desempenho do ciclista. É importante levar em consideração as medidas e quantidades adequadas de cada nutriente.

A nutricionista Nadine Marques Nunes, RGNutri Consultoria, ofereceu dicas e informações importantes para uma orientação melhor em torno da alimentação após a pratica do pedal.

“Depois da pedalada, a alimentação deve fornecer quantidades adequadas de líquidos, sais minerais, carboidratos e proteínas para garantir a recuperação muscular. Nos primeiros 30 minutos, prioriza-se o consumo de carboidratos e líquidos (ex: frutas, suco de frutas, pães, biscoitos, torradas, água e bebidas esportivas) para repor o glicogênio muscular (ou reserva de energia muscular) utilizado e os fluidos perdidos”, disse a nutricionista.

“Dentro das próximas 2 horas, uma refeição completa contendo carboidrato, proteína, vitaminas e minerais (ex: arroz, feijão, filé de frango e salada) irá complementar essa recuperação. O consumo de proteínas irá fornecer aminoácidos para reparar e construir o tecido muscular” emendou.

Alguns atletas priorizam suplementos no primeiro momento, e depois recorrem aos alimentos naturais. O ideal é priorizar o consumo dos alimentos naturais, pois a refeição representa muito mais do que uma recuperação física. É um momento que reflete também a saúde mental do atleta.

“Em geral não é necessário o uso de suplementos de vitaminas e minerais. Somente em casos em que o atleta esteja com um consumo inadequado, dietas hipocalóricas ou com restrição de alguns grupos alimentares; esteja doente ou retornando de uma doença ou que tenha uma deficiência específica.” Como exemplo, a especialista citou atletas vegetarianos estão em risco de baixo consumo de proteínas, gorduras e micronutrientes como ferro, cálcio, riboflavina, zinco e B12.

Uma reposição de líquidos se faz muito importante, mas é preciso ter um cuidado em relação a quantidade ingerida. “Uma desidratação acima de 2 a 3 % do peso corporal diminui a performance no exercício. A recomendação é: beber antes, durante e depois do exercício para garantir saúde e bom desempenho.”

“Também não se deve beber a mais do que o perdido pelo suor. Após o exercício, beber o suficiente para repor os fluidos perdidos (mais ou menos 450 a 675 ml a cada 0,5 kg de peso corporal perdido). Já que os riscos de enjôo acabam tornando-se frequentes”, encerrou.

FONTE PRÓLOGO

terça-feira, 9 de março de 2010

Semana pós prova

To qui recuperando do trauma de domingo, descansei bem , restaram algumas dores na panturrilha, coxa , mais logo isso passa, só restou a ressaca moral né, ouvir da nutricionista, técnico , que a competição começa no dia anterior, e isso é verdade, mais nao vai mais se repetir, ontem fizemos um pedal de leve pra soltar a musculatura , pegamos algumas subidas mais nada demais, tava eu fabio e a marta, nossa e que semana levei um tombo de bike treinando ontem, nem sei como explicar , po deve ser olho gordo kkkk, enfim alguns prejuizos na minha bike , entortou bar end, a roda dianteira vo ter que centrar, emfim nada demais grave fui de cabeça pro chão ainda bem que eu tava de capacete, sem explicação, hoje ia na sport bike nem fui vo deixar pro fim de semana, amanha vamus estar na hipica treinando educativos de corrida sobre orientação do nosso técnico germano, acho que vo sofrer pouco amanha , pois ainda tenho poucas dores mais vamus la, semana que vem tem prova, ainda nao sei se vou no duathlon do horto , ou na corrida de rua do gran , mais quando tiver perto decido isso, depois só manter treinamento pro duathlon de piracicaba da copa interior, dia 18 abril, e o brasileiro de duathlon em porto alegre em maio, o ano começou agora não pode relaxar

Abraços a todos

domingo, 7 de março de 2010

Relato da meia maratona

Hoje aconteceu em São paulo a meia maratona 21 km, foi combinado sair de limeira 4 da manhã, e assim foi feito , fui pra casa do fabio e logo encontramos com o resto do pessoal, todo mundo muito animado na van, fizemos uma parada no meio do caminho, pra todo mundo comer algo.
Chegamos bem cedo no local, pegamos o kit com pessoal, da van, trocamos de roupa, e ja estavamos pronto pra prova. Quando faltava 20 minutos antes da prova tomei um gel, e aguardamos a largada no setor vermelho, e ali ficamos aquecendo, a prova foi dividida por setores, o setor vermelho era pra quem fosse acabar a prova antes de 1 hora e 40 minutos se nao me falha a memória.
As 8 em ponto foi dada a largada, sai correndo devagar e a pós passar pelo tapete que valida o chip, o caminho estava mais tranquilo ai apertei o passo, passei no 1km a 3:30 min , olhei no relogio e pra meu espanto vi que tava rapido, mais mantive a passada, no 2 km encontrei o fabio carvalho triatleta da elite, ai pensei comigo vo ir com o cara, e assim foi, inclusive no caminho conversamos coisas da prova como caminhos e tals, em um dos postos de água, eu peguei um copo de água e ele não conseguiu pegar , ai dei metade da minha água e falei pra ele toma ai, e vamus embora, os km foram passando e achei estranho porque conforme os km passando, vi que ele não tava correndo forte, não sei se ele tinha alguma prova, por vir , mais enfim, não cabe a min pensar isso durante a prova.
Logo que passei o 11 km ele olhou pra min e falo vamus apertar a corrida, falei bóra, no 12 km começei a sentir cólicas abdominais, nossa tava muito forte, demais ai resolvi diminuir o rítimo pra ver se melhorava, e nada de melhorar , ai lenbrei do lanche que comi na noite anterior, inclusive o junior do triathlon, me alertou, sabia que não pudia comer aquilo mesmo assim comi, ai começei a pagar né, do 12km em diante perdi as contas de quantas vezes parei pra ir ao banheiro, diarréia pura, ai eu saia do banheiro e voltava pra prova correndo, não aguentava correr 500m que a dor vinha, ou seja minha prova acabou no 12km, dái ate os 21km foi sofrimento total, fui obrigado a ir caminhando a prova inteira ,foram 9 km caminhando parei no banheiro acho que umas 5 ou 7 vezes durante a prova, terminei a prova pálido, suando frio, ai comuniquei a galera que eu nao tava bem , terminei a prova em 1 hora e 52 min muito mal, enfim rastejando porem terminei.
Entreguei meu chip da prova, ai vinha outro problema voltar ate limeira né, paramos no meio do caminho novamente pra donzela ir ao banheiro ahuhauhau.
Nem acreditei quando cheguei em casa, foi a conta de tomar banho, tomar buscopan pra cólica, e explicar pra familia que aconteceu né. Bem agora ja aprendi a lição NUNCA COMER LANCHE (CACHORRO QUENTE DE TRAILERS ANTES DE PROVAS).
Queria aproveitar e agradecer o pessoal da van que o tempo todo ficaram preocupados comigo, valeu galera, agora é se recuperar e bora pra próxima
ABRAÇOS

È Hoje meia maratona

Chego molecada rsrs, é hoje meia maratona de sp 21km , marcamos de sair as 4 da manha aff são 03 horas , agora vo comer , pra aguentar a corrida, meu café da minha vai ser, 2 pães c/ manteiga, leite, vitamina com banana, granola, aveia, bastante agua, e com direito a uma parada no meio do caminho pra comer um pão de queijo neh, hauhuahua, to me sentindo bem, mais puta sonooooooo, num seria mais facil ter ido pra sp, na noite anterior, e dormido por la? mais ta valendo bora pra prova depois conto aqui como foi, ainda marquei pedal com a galera fim da tarde hoje o dia promete

Abraços a todos

sábado, 6 de março de 2010

Chás medicinais

Chás medicinais

Vo falar um pouco sobre fitoterapia matéria que tive quando estudei acupuntura,fitoterapia é o uso dos chás para o beneficio da saúde, aqui vocês vão poder conferir alguns chás pra uso no triathlon e outros esportes, chás para ansiedade, dores em geral, enfim tudo que passamos no dia dia espero poder ajudar Abraços!!!
Os chás terapêuticos são fáceis de preparar e melhoram a digestão, acalmam a mente e diminuem a fadiga. Confira as sugestões



De cultura milenar, a fitoterapia – uso de plantas para tratar doenças – tem se tornado cada vez mais popular no mundo todo. Hoje, os chás medicinais são usados para os mais diferentes fins, como acalmar, cicatrizar machucados, expectorar, emagrecer, combater enxaqueca e artrite, melhorar o sistema digestivo, diminuir a fadiga, a insônia e as dores musculares, e possuem a maior parte de seus benefícios comprovados cientificamente.

“Existe chá para tudo. A grande maioria deles já tem seus princípios ativos, composição e efeitos comprovados cientificamente. É claro que também existem muitos que são apenas crendices populares, por isso, é importante procurar profissionais especializados na área”, afirmou Zenaide Barcala Pires, professora da Faculdade de Ciências da Saúde de São Paulo (FACIS). “As ervas são a forma mais antiga de se tratar da saúde. Hoje, elas são utilizadas por muitos médicos. No exterior, a fitoterapia é reconhecida merecidamente. No Brasil, por meio de estudos prolongados e sérios feitos em universidades, ela começa a ocupar o seu devido lugar”, disse o fitoterapeuta André Resende, escritor dos livros “O poder das ervas” e “Alquimia das ervas”.

Cuidados
Apesar da eficiência comprovada, é preciso ter cautela na hora de tomar chás ou iniciar qualquer tipo de tratamento com plantas medicinais, pois a crença popular, às vezes, distorce as coisas e faz muitos acreditarem que, por serem naturais, as plantas não provocam nenhum mal.

“A fitoterapia usada de uma maneira inadequada, sem a orientação de um terapeuta, pode trazer graves conseqüências. Até um simples boldo poderá ocasionar sérios distúrbios. As pessoas pensam que só porque é natural não faz mal. Mas, para um bom resultado, o uso dos chás não pode ser abusivo”, afirmou André

Outro cuidado que deve ser tomado é conhecer a procedência dos produtos e sempre adquiri-los em lojas confiáveis, pois a forma incorreta de armazenamento das ervas pode transformá-las em ineficientes e até prejudiciais ao organismo.

“É muito importante não comprar os produtos em barraquinhas ou locais impróprios. As ruas de todo o país estão cheias de ervas com fungos, poluição e sujeiras, que podem trazer danos à saúde”, alertou André Resende.

Método convencional
Por melhor que sejam os tratamentos fitoterapêuticos, eles não devem substituir completamente a medicina convencional, a não ser que sejam indicados por um médico. “Não se pode tratar uma doença grave só com fitoterapia. Além disso, é preciso conhecer muito bem as propriedades das ervas, pois existem algumas que não devem ser tomadas com determinados medicamentos”, afirmou Zenaide.

Ervas e exercícios
Para os praticantes de atividades físicas, os chás e ervas medicinais mais indicados são o ginseng, a marapuama e o guaraná, que funcionam como estimulantes e trazem mais disposição. Já a marcela do campo e o capim cidreira são ótimos para relaxar e aliviar as dores musculares, comuns após treinos e competições.

“A marcela do campo utilizada como sedativo e trabalha na recuperação de dores e contraturas musculares. Apesar de ser relaxante, ela pode ser utilizada sem problemas após os treinos, pois não vai diminuir a disposição ou deixar a pessoa sonolenta, como alguns medicamentos”, disse Zenaide Barcara Pires.

Preparo
Existem diversas maneiras de preparar os chás medicinais, e isto pode afetar diretamente nos benefícios trazidos pelas ervas. Cada planta, ou distúrbio que se quer tratar, exige uma forma de manipulação específica para atingir os efeitos desejados. Também não é indicado que se tome a bebida de um dia para o outro, por isso, deve se fazer a quantidade suficiente para o consumo imediato, ou em no máximo 24 horas.

Infusão
É usada principalmente para preparar as partes mais delicadas das plantas, como as flores, folhas e caules. Coloque as ervas em uma vasilha e despeje água fervendo sobre elas. Tampe e deixe em repouso por dez minutos antes de tomar.

Decoação
Este método é utilizado para o preparo das partes mais duras das plantas, como raízes, sementes e alguns tipos de caule. Coloque as ervas em água fria e leve ao fogo até ferver. Retire a vasilha do fogo e conserve tampada. Depois é só coar e tomar.

Maceração
Deixe as ervas de molho em água fria durante 12 horas. Neste processo, os sais minerais e vitaminas são mais aproveitados.

Confira as propriedades de algumas ervas

Cidreira
Indutora do sono, alivia dores de cabeça e gases intestinais. É indicada para digestão, cólicas menstruais e intestinais, distúrbios renais, conjuntivites, tosse, espasmos, febres, diarréias, reumatismos, histerias, afecções do estômago, nervos e palpitações do coração. É sedativa, analgésica, calmante, diurética, hipotensora, depurativa e expectorante.

Marcela do Campo
É estimulante e contribui para o bom funcionamento do sistema digestivo. Indicada para males do estomago e cólicas intestinais.

Marapuama
É estimulante e combate a fadiga e a depressão nervosa.

Guaraná
Combate o esgotamento físico e mental. Tônico, estimulante e energético. Indicado em estado de debilidade e depressão nervosa. Estimula as funções cerebrais e favorece as funções e atividades intelectuais. Previne a arteriosclerose e artritismo.

Ginseng
É revitalizante, inibidor do crescimento das células cancerígenas e ativa a circulação do sangue. Combate o stress e estimula as funções sexuais.

Boldo
Estimula a digestão, a secreção biliar, os distúrbios intestinais e hepáticos. O chá combate a prisão de ventre, gases intestinais, transtornos do fígado e atua na degradação de gorduras.

Camomila
Desintoxica o fígado, auxilia no tratamento de reumatismo e da excitação nervosa, alivia enxaqueca, dores de dente, insônia, enjôos e é tônico para pele. É antiinflamatório e calmante, utilizado em crises histéricas, depressivas e febres intermitentes.

Cidreira
Indutora do sono, alivia dores de cabeça e gases intestinais. É indicada para digestão, cólicas menstruais e intestinais, distúrbios renais, conjuntivites, tosse, espasmos, febres, diarréias, reumatismos, histerias, afecções do estômago, nervos e palpitações do coração. É sedativa, analgésica, calmante, diurética, hipotensora, depurativa e expectorante.

Carqueja
Indicado para má digestão, cansaço físico, prisão de ventre, gastrite, azia, anemia, fígado, rins, diabetes, inflamações urinárias, próstata, colesterol, gota, gastrite, afecções do baço e angina. Auxilia no processo de desintoxicação e emagrecimento. É revigorante das funções genitais, diurético, antiasmática, antibiótica e depurativa.

Erva Doce
Acalma os nervos, elimina o mau hálito, as toxinas da pele, as cólicas intestinais e do ventre. Estimula o apetite, a digestão e a secreção biliar. Restaura o fluxo menstrual e aumenta o leite das lactantes. Bom contra azia, também utilizado na culinária como aromatizante.

Hortelã
Indicada para o tratamento da febre, vermes, espasmos, gases intestinais, sistema nervoso, inflamações uterinas, resfriado, faringite, tosse, problemas de garganta, coceiras, inchaços, dor de cabeça, rinite, conjuntivite, cólicas, diarréia, problemas estomacais, intestinais e respiratórios. O chá é estimulante digestivo, anti-séptico, descongestionante nasal, anestésico e analgésico.

Chá Preto
Alivia os sintomas da depressão e dor de cabeça. É tônico, energético, estimula os nervos, músculos e cérebro e auxilia no tratamento de obesidade. É o chá mais consumido no mundo.

Canela
É indicado contra ulcerações da gengiva, mucosa da boca, dores estomacais, diarréia, calafrios, tosses, amenorréia, pressão baixa, respiração ofegante, espasmos, escorbuto e reumatismos.

Porangaba
É altamente diurética, não laxativa, elimina o excesso de gordura e edemas. Tem ação tônica sobre a circulação e auxilia no emagrecimento. Auxilia no combate da fadiga, asma, bronquite, diarréias agudas, cólicas intestinais e inflamações renais. Ajuda a diminuir a barriga, estômago alto, pernas inchadas e gorduras localizadas.

Chá Misto de Morango
É depurativo, vermífugo e diurético. Combate as areias da bexiga, retenção da urina e inflamação dos rins. Indicado em casos de azia, diarréia, reumatismo e gota. Contém cálcio, ferro, fósforo e vitamina C.

Chá Misto Sabor Maracujá
É refrescante, sedativo, calmante, diurético, desinfetante, antiinflamatório e depurativo. Indicado para insônia e dores em geral. Combate diabete, asma e diarréia. A raiz e a semente combatem vermes.

Chá Misto Sabor de Cereja
Calmante, vermífugo, elimina cálculos renais e da bílis. È bom para dores reumáticas, nervos, diarréias e regulador do sono. Combate gripes, anginas do peito e afecções da garganta.

Chá de Abacaxi
Auxilia nas doenças respiratórias, dor de garganta, bronquite e previne osteoporose. É expectorante, depurativo, diurético, auxilia a digestão e as funções do fígado.

Chá de Maçã
É tônico, calmante, sonífero e diurético. Possui atividades antibacteriana, antiviral, antiinflamatória, ativa o fígado e dissolve o ácido úrico.

Chá de Frutas Cítricas
Rico em vitamina C, é calmante, contribui para o bom funcionamento do intestino e evita problemas na garganta.

sexta-feira, 5 de março de 2010

Meia maratona de SP

Ta chegando é domingo e pra quem vai correr la , vou colocar algumas informações aqui como percurso, altimetria, é uma prova muito dificil , que além de estar preparado bem fisicamente, tem que estar com a cabeça boa pra não abandonar a prova, hj treinei pouquinho só de bike de leve foram 25km na limeira piracicaba, amanha faço uns 30 minutos de corrida leve na grama e ai é só aguarda,r segue aqui o mapa do percurso e altimetria





quarta-feira, 3 de março de 2010

Treino de quarta

Hoje fiz um treino rápido 40`fartleck na grama, aproveitei e marquei um percurso que eu corro de vez em quando nele, o percurso tem 15 km com uma subina no meio de 2km cravados, fiz esse percurso a 1 mês atras em 1hora e 4 minutos, agora que ja sei a metragem correta fica mais interessante correr la,
Abraços em bons treinos!!

terça-feira, 2 de março de 2010

Treino de terça

Hoje é dia de transição pra min , sai pra pedalar mesmo com tempo ruim sentido santa barbara, fiz 40km num ritimo bom, passado a fase ventania do pedal rsrss, bora pra corrida , testar meu tenis novo (tava prescisando jah), comprei um mizuno wave revolver, nada melhor do que testar num longo de corrida, foram 15km de corrida , belo teste , belo começo de semana, agora só aguardar a meia maratona de são Paulo

Bom treinos a todos